EMPREGOS EM SP

Estado de SP cria 43 mil empregos formais em julho de 2023

Estado de SP cria 43 mil empregos formais em julho de 2023

No acumulado do ano foram geradas 320 mil novas vagas com carteira assinada

No acumulado do ano foram geradas 320 mil novas vagas com carteira assinada

Publicada há 7 meses

Imagem: Ilustração. Fonte: Portal Gov. SP

Da Redação

De acordo com dados da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade do Governo de SP, a geração de 43 mil postos de trabalho em julho de 2023 aumentou o indicador de emprego formal em 0,3% no Estado de São Paulo em relação ao mês anterior. 

Já no acumulado de sete meses do ano, de janeiro a julho, foram 320 mil novas vagas, o que representa cerca de 30% de todo o emprego criado no país. Com isso, o estoque de empregos formais ficou em 13,4 milhões no estado de São Paulo. Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado do mês de julho decorreu de 578 mil admissões e 535 mil desligamentos. Na variação absoluta do emprego com carteira assinada, no comparativo de julho de 2023 com o mês imediatamente anterior, foram gerados 12.085 empregos nos serviços; 11.917 postos de trabalho no comércio; 7.810 na indústria; 6.431 na construção; e 5.088 posições na agricultura, pecuária e pesca.  

“Os resultados positivos nos mostram que São Paulo está no caminho certo do desenvolvimento e geração de empregos. Em julho, tivemos crescimento no número de empregados com carteira assinada em todos os setores da economia. As empresas privadas também estão investindo no Estado e gerando empregos”, afirma o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Houve variação positiva no emprego em todos os segmentos, conforme revela a pesquisa: agricultura (1,4%); construção (0,9%); comércio (0,4%); indústria (0,3%); e nos serviços (0,2%). 

Em serviços, destaque para as ocupações em saúde humana e serviços sociais, com 4 mil posições; assim como em alojamento e alimentação – com mais 4 mil vagas. Transporte, armazenagem e correio, responderam por mais 3 mil postos de trabalho. 

Consulte a íntegra da pesquisa em Seade Trabalho - emprego formal mensal: 

https://trabalho.seade.gov.br/

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

últimas