ÁRVORE

Agro paulista comemora o Dia da Árvore: maior símbolo de preservação ambiental

Agro paulista comemora o Dia da Árvore: maior símbolo de preservação ambiental

SP se destaca com mais de 23% das áreas preservadas

SP se destaca com mais de 23% das áreas preservadas

Publicada há 7 meses

Da Redação

Laranja, limão, abacate, café, látex e celulose. Esses são alguns dos produtos de grande relevância para a economia agrícola de São Paulo e que são gerados por um dos maiores símbolos da preservação ambiental: a árvore. E hoje, é o dia dela. Dia 21 de setembro foi escolhido em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

O Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. "A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos”, afirma Antonio Junqueira, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.

Além de gerar frutos de suma importância para o agro paulista, as árvores são fundamentais para a vida no campo e na cidade. Elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio e servem de sombra e abrigo para os animais.

Além de produzirem alimentos, como as frutíferas, as árvores também são matéria-prima para outras atividades econômicas. A madeira, fundamental para a fabricação de móveis e casas, a celulose extraída de pinheiros e eucaliptos, para a fabricação de papel e, o látex, extraído das seringueiras, para indústria da borracha.

"É um dia de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, onde São Paulo se destaca, por estar à frente do que prevê o Código Florestal brasileiro, com mais de 23% das áreas preservadas”, ressalta Junqueira.

Fonte: AsCom Sec. Agricultura e Abastecimento

últimas