AGRO

Instituto lança Centro de Ciência para Neutralidade Climática da Pecuária de Corte na Expo Rio Preto

Instituto lança Centro de Ciência para Neutralidade Climática da Pecuária de Corte na Expo Rio Preto

Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Publicada há 7 meses

Imagem: Ilustração. Fonte: Secretaria Agricultura SP

Da Redação

Hoje, 27/9, às 17 horas, na abertura da 60ª Expo Rio Preto 2023, ocorrerá lançamento oficial do NeuTroPec – Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais, que será sediado na Fazenda Modelo entre São José do Rio Preto e Mirassol, interior de SP. O evento contará com a participação do secretário-executivo da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. 

O novo espaço de pesquisa do Instituto de Zootecnia (IZ), instituição de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo possui uma nova estrutura responsável por estudos que abordarão a intensificação do sistema produtivo de bovinos de corte, visando à neutralidade de carbono do sistema de produção em condições encontradas nas regiões tropicais. 

A necessidade surge do fato de que as equações empregadas em estudos voltados à emissão de gases do efeito estufa estão fundamentadas em dados provenientes de regiões temperadas, o que não contempla a maior parte da pecuária brasileira.

A pesquisadora do IZ Renata Helena Branco Arnandes, coordenadora do projeto, explica que atender à demanda mundial de produção de proteína animal [com sustentabilidade, segurança alimentar e bem-estar animal] é um tema bastante relevante e desafiador. “Desta forma, gerar recursos que amenizem os impactos ambientais concomitantemente ao desenvolvimento econômico é fundamental.” 

Segundo Renata, o maior desafio dos sistemas de Ciência & Tecnologia existentes no mundo é utilizar os resultados das pesquisas em benefício da sociedade. Para isso, foi que a Fapesp lançou a chamada de cooperação para estabelecer os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), visando promover o avanço no conhecimento e inovação e, principalmente, a difusão e transferência de tecnologia para a melhoria de políticas públicas, para criação de novas empresas e outras iniciativas de impacto social ou econômico. "Sempre visando que seus resultados alcance a sociedade." 

As pesquisas realizadas pelo Centro deverão focar em diferentes parâmetros relacionados à pecuária de baixo carbono, acompanhando todo o ciclo de vida do animal e sua relação com o ambiente. Serão abordados desde aspectos relacionados à reprodução, melhoramento genético e programação fetal, nutrição e bem-estar dos bezerros, até a elaboração de novos aditivos nutricionais e análises de sequestro e balanceamento de carbono.

 Centro de Ciência – NeuTroPec

 O NeuTroPec terá como sede o Instituto de Zootecnia, representado pelo Centro de Pecuária Sustentável, o Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, e a Instituição de pesquisa APTA Regional de Colina, como parceira. Três importantes unidades de pesquisa na cadeia da pecuária nacional de bovinos de corte, que estarão associadas com universidades estaduais e federais, e a colaboração de universidades internacionais. Além de importantes instituições privadas, que são co-financiadoras deste Centro de Ciência. 

“Conseguimos o financiamento de mais de R$ 21 milhões para o projeto, sendo metade da Fapesp. A contrapartida da iniciativa privada ficará a cargo das empresas DSM, Silvateam, Alltech e JBS”, diz Renata.

O desenvolvimento da plataforma tecnológica denominada “Intensificação dos Sistemas de Produção de Bovinos de Corte”, terá como base os resultados originários das plataformas de pesquisa com características multidisciplinares e interdisciplinares. 

As plataformas de pesquisa estão fundamentadas na mensuração de metano entérico e outros gases de efeito estufa, no balanço de carbono em ecossistemas de pastagem, nas tecnologias nutricionais, na programação fetal, reprodução, bem-estar de bezerros e na integração de estratégias genômicas para otimização dos sistemas de produção. 

Serviço:

Lançamento do “Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais” – NeuTroPec 

Abertura da 60ª Expo Rio Preto 2023

Data: 27/09/2023

Horário: 17h

Endereço: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - Rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial, São José do Rio Preto - SP


últimas