EDUCAÇÃO

Fatecs da região ofertam 600 vagas para cursos superiores gratuitos

Fatecs da região ofertam 600 vagas para cursos superiores gratuitos

Inscrições do Vestibular estão abertas até 12 de dezembro

Inscrições do Vestibular estão abertas até 12 de dezembro

Publicada há 6 meses

Da Redação

Os moradores de São José do Rio Preto e demais cidades da região podem fazer um curso superior gratuito nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) no próximo ano. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 12 de dezembro, pelo site www.vestibularfatec.com.br. O valor da taxa é de R$ 84. A prova será realizada no dia 7 de janeiro de 2024.

As Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o primeiro semestre de 2024, as unidades da região disponibilizam 600 vagas, distribuídas entre os municípios de Catanduva (160), Jales (200) e São José do Rio Preto (240). 

Do total de 600 vagas, 468 são destinadas ao Vestibular das Fatecs e 132 para quem fizer a opção de ingresso pelo Provão Paulista. 

Os cursos superiores de tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial, Informática para Negócios e Sistemas para Internet, estão entre as as opções oferecidas no processo seletivo.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível na internet. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.

Provão Paulista

O exame de avaliação seriada do Governo de São Paulo, Provão Paulista, será aplicado entre novembro e dezembro. Participam alunos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras redes públicas de ensino, incluindo escolas municipais e de outros estados.

O Vestibular das Fatecs e o Provão Paulista oferecem vagas distintas e ocorrem de forma independente. O estudante que vai participar do Provão Paulista também pode fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs e aumentar suas chances de ingressar em um curso superior de tecnologia. As vagas das Faculdades de Tecnologia do CPS reservadas para o Provão Paulista que não forem preenchidas serão transferidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024.

O candidato que prestar os dois exames, Provão Paulista e Vestibular das Fatecs, e for classificado para as duas opções, ingressará da seguinte forma: quem for aprovado para o mesmo turno, curso e Fatec, entrará pelo processo seletivo em que obtiver melhor classificação. Já o ingressante que for classificado para vagas em turno, curso e/ou unidades diferentes, deverá realizar a opção por um dos exames, no prazo estabelecido no calendário de convocações para matrícula.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

últimas