EMPRESARIAL

Tereos é destaque em três categorias do prêmio MasterCana Brasil

Tereos é destaque em três categorias do prêmio MasterCana Brasil

Premiação, referência no setor sucroenergético, reconheceu ações e iniciativas

Premiação, referência no setor sucroenergético, reconheceu ações e iniciativas

Publicada há 6 meses

Foto: Divulgação

Da Redação

Olímpia, 24 de outubro de 2023 – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, foi destaque na cerimônia de premiação MasterCana Brasil 2023, realizada na noite desta segunda-feira, dia 23, em São Paulo. Durante a cerimônia, que aconteceu em formato híbrido, três cases da Tereos foram reconhecidos.

A empresa foi premiada nas categorias "Bioeletricidade - Tecnologia & Inovação", "Bioenergia - Tecnologia & Inovação" e "Produção de Açúcar - Gestão". No evento, a empresa foi representada por Gustavo Segantini, diretor comercial, Samuel Custódio de Oliveira, gerente comercial de energia e Eneas Cordeiro, gerente executivo de projetos.

Realizada desde 2018, a cerimônia reconhece as ações e iniciativas em prol do desenvolvimento tecnológico, humano e socioeconômico do setor, homenageando personalidades, como empresários, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais que mais se destacaram durante o ano.

Cases

A planta de biogás da Tereos, que foi reconhecida na categoria Bioenergia, foi inaugurada no segundo semestre de 2022, na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP). Com investimento inicial de R$ 15 milhões, a planta tem 1 MW de capacidade instalada e é a primeira do grupo no país, garantindo mais uma fonte de energia limpa e renovável ao portfólio, além da energia gerada pela biomassa de cana.

 Já a iniciativa de levar energia renovável para eventos culturais e esportivos, pioneira no setor sucroenergético, foi destaque na categoria Bioeletricidade. As parcerias são realizadas por meio da certificação I-REC, que garante que é energia gerada é proveniente de uma fonte limpa. A certificação gera créditos de energia renovável, que são disponibilizados para os eventos como forma de neutralizar as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia elétrica.

Nos últimos dois anos, a Tereos já negociou cerca de 400 mil créditos de energia renovável e visa, até a próxima safra, dobrar o volume de negociação de créditos.

 Já o programa interno de otimização em gestão do processo, implantado em julho de 2022 em todo o grupo, levou o prêmio na categoria Produção de Açúcar. Chamada Process Visit, a iniciativa contempla a realização de workshops mensais onde cada unidade do grupo expõe seus projetos de melhorias.

O programa visa estimular e reconhecer projetos que tem como foco o aumento da produtividade, otimização de tempo, redução de falhas e custos e gestão de riscos. Em 2023, foram mapeadas 93 ações de otimização de processos que foram padronizadas para todas as unidades.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de €6,6 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.


últimas