CONECTIVIDADE

Parceria entre Tereos, Embratel, Claro e Sol amplia cobertura 4G em áreas agrícolas

Parceria entre Tereos, Embratel, Claro e Sol amplia cobertura 4G em áreas agrícolas

Para impulsionar a transformação digital no campo

Para impulsionar a transformação digital no campo

Publicada há 5 meses

Imagem: Divulgação / Tereos

Da Redação

Olímpia, 22 de novembro de 2023 – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de firmar um importante acordo com a Embratel, a Claro e a Sol Internet of People para ampliar a cobertura 4G em suas áreas de canavial. Por meio da solução Campo Conectado, diversas antenas serão instaladas em áreas produtivas estratégicas da empresa e seus parceiros, localizadas no interior de São Paulo, ampliado de forma significativa a cobertura de celular nas operações. 

Atualmente, a Tereos conta com uma área de produção de cana de cerca de 300 mil hectares, entre áreas próprias e de parceiros. O projeto, que irá beneficiar todas as áreas produtivas e unidades industriais da companhia, visa solucionar desafios de avanços tecnológicos no campo por conta da falta de conectividade em alguns pontos. A iniciativa irá ampliar a comunicação, diminuir interferências no monitoramento no campo, melhorar o uso de aplicativos online para apontamentos e em tecnologias de piloto automático. A implementação do projeto, que deve estar concluída no prazo de um ano, contará com o apoio da Sol, um ecossistema inovador de soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural.

“Com a solução, conseguiremos potencializar os benefícios dos investimentos que fizemos em transformação digital da agricultura, além de criar novas oportunidades de incorporar ainda mais inovação digital em nossas operações, facilitando também a comunicação no dia-a-dia de nossos colaboradores e de nossos parceiros agrícolas”, comenta Carlos Simões, Diretor Agrícola e de Planejamento da Tereos.  

Para o projeto, a Embratel fornece sua solução Campo Conectado, que leva conectividade da Claro às fazendas da Tereos e possibilita a implementação de processos cada vez mais modernos e ágeis, garantindo maior qualidade, produtividade e segurança no agronegócio. Além disso, com a solução, a Tereos conta com um Centro de Gestão de Rede exclusivo da Embratel para o agronegócio para a gestão da qualidade do sinal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

“A Embratel está sempre buscando levar o agronegócio ao próximo nível de digitalização, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, acelerando o desenvolvimento do País”, afirma Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel. De acordo com o executivo, a iniciativa com a Tereos proporcionará um avanço que ampliará a produtividade da empresa. “Com o Campo Conectado, será possível integrar os mais diversos maquinários com tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Análise de Dados e Computação em Nuvem. Assim, conseguimos levar mais inovação com uma comunicação de ponta”, diz.

Na avaliação de Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, projetos como este são fundamentais para que a agricultura brasileira consiga dar um grande salto de produtividade. “Sem a conectividade, as altas tecnologias já disponíveis no campo não se integram nem atingem seu potencial. Portanto, ao superarmos este desafio, levamos ao campo o que há de mais moderno e os clientes avançam em seus objetivos de desenvolvimento socioeconômico e sustentável”, explica.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne mais de 11.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/22, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões. 

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países. 

últimas