EDUCAÇÃO

570 mil estudantes do Ensino Fundamental participam das provas do Saresp

570 mil estudantes do Ensino Fundamental participam das provas do Saresp

Avaliação do desempenho nas quatro áreas do conhecimento

Avaliação do desempenho nas quatro áreas do conhecimento

Publicada há 4 meses

Imagem: Ilustração / Portal Gov SP

Da Redação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica nesta terça-feira (5) a edição 2023 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A expectativa é que 570 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual participem dos exames. O horário das provas é o mesmo em que os alunos estão matriculados nas escolas.

Neste ano, pela primeira vez, estudantes dos 9º anos terão o desempenho avaliado nas quatro áreas do conhecimento previsto no currículo da etapa: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Por causa da ampliação do conteúdo, a Seduc-SP dividiu as provas do 9º ano em duas datas: no dia 5 é a vez das questões de Linguagens e Ciências da Natureza; já no dia 6, os estudantes respondem aos itens de Matemática e Ciências Humanas (veja quadro abaixo).

Outra novidade para o 9º ano é o formato digital das provas. A aplicação pode ser no desktop, notebook ou tablet. Para os 2º e 5º anos do Ensino Fundamental os cadernos de questões seguem impressos. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia). Alunos com deficiência poderão permanecer uma hora a mais para a realização do Saresp.

Redes municipais e particulares

O Saresp também é aberto às redes municipais e particulares. A adesão depende da manifestação prévia dessas instituições. Os resultados das provas do Saresp, junto com os dados de fluxo escolar dos estudantes (taxas de aprovação, reprovação e abandono), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). O Idesp é divulgado todos os anos pela Seduc-SP e serve de termômetro para as políticas públicas e planejamento das unidades de ensino.

Maior Saresp da história

Além das mudanças para as classes do 9º ano, a edição de 2023 também ampliou a participação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Até a edição passada, o sistema era destinado apenas aos matriculados nos 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Neste ano, também fizeram as provas alunos dos 6º, 7º e 8º anos. A aplicação para esse grupo foi em novembro. Já para o Ensino Médio, a Secretaria instituiu o Provão Paulista Seriado, aberto às três séries do Médio e finalizado nesta segunda-feira (4). Dessa forma, o contingente de participantes aumentou de 1,3 milhão, de 2022, para 2,7 milhões em 2023.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

últimas