ENERGIA

Tereos conquista habilitação para atuar como comercializadora varejista no mercado livre de energia

Tereos conquista habilitação para atuar como comercializadora varejista no mercado livre de energia

Fornecedor de energia para pequenos e médios estabelecimentos a partir de 2024

Fornecedor de energia para pequenos e médios estabelecimentos a partir de 2024

Publicada há 4 meses

Imagem: Ilustração / Tereos

Da Redação

São Paulo, 06 de dezembro de 2023 – Para atender a uma demanda crescente no país, a Tereos, uma das empresas líderes em produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana, habilitou-se junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar na modalidade varejista no mercado livre de energia brasileiro.

Atualmente a companhia é autossuficiente para gerar energia para suas unidades industriais e ainda tem o potencial para produzir cerca de 1.500 GWh por ano de energia excedente para o sistema elétrico.

A empresa usa sua principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, para produção de biogás e energia e, com a habilitação concedida pela CCEE, entra em um novo mercado, oferecendo mais uma oportunidade para seus clientes no segmento energético, atuando na comercialização varejista.

Na prática, isso significa que a empresa poderá, a partir de 2024, fornecer energia diretamente para pequenos e médios negócios que estão conectados à alta tensão, como lojas, hotéis ou pequenas indústrias, por exemplo – os consumidores residenciais não poderão ser atendidos dessa forma ainda, pois estão conectados à baixa tensão.

Com a entrada neste segmento, a Tereos projeta destinar no curto/médio prazo pelo menos 10% do seu volume de produção anual para atender à nova demanda. Já do lado do cliente, as vantagens vão desde a redução de custo com energia até a promoção da sustentabilidade, com a aquisição de uma energia limpa e sustentável.

“De acordo com dados da CCEE, temos aproximadamente 170 mil consumidores conectados à alta tensão que podem usufruir da contratação da nossa energia nesta modalidade. Ao mesmo tempo, essas empresas ainda se beneficiarão de uma maior previsibilidade de custos, além de contribuir para a descarbonização do seu negócio”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o mercado livre de energia registrou um aumento de 17% em 12 meses. O segmento responde atualmente por cerca de 40% do consumo total de eletricidade e já absorveu 97% da energia de biomassa produzida no país.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.


últimas