SAÚDE

Dengue: Votuporanga registra casos de variantes desaparecidas há 13 anos

Dengue: Votuporanga registra casos de variantes desaparecidas há 13 anos

Último caso do sorotipo 3 foi identificado no noroeste paulista em 2008

Último caso do sorotipo 3 foi identificado no noroeste paulista em 2008

Publicada há 4 meses

Agente de combate à dengue em ação. Foto: AsCom Votuporanga

Da Redação

Em mais uma ação de intensificação no combate à Dengue, neste sábado (9/12), agentes de saúde da Secretaria da Saúde de Votuporanga percorrerão casas do bairro Vila Paes, das 7h às 13h. Na ocasião, os agentes oferecerão orientações de medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e farão também a preparação para o bairro receber o serviço de nebulização veicular noturna que ocorrerá nas noites de segunda (11/12), terça (12/12) e quarta-feira (13/12), das 18h30 às 22h.

 “É de extrema importância que a população deixe os agentes realizarem o trabalho para controle da doença no município e, acima disso, cuide do seu quintal para eliminar objetos que possam acumular água. Estamos vivendo dias de intenso calor e com chuvas volumosas, combinação perfeita para a proliferação dos mosquitos transmissores da doença”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

 Casos de Dengue

Nesta semana, a Secretaria da Saúde recebeu a confirmação de mais três casos de DENV3 na cidade, totalizando oito casos até o momento. Se tratam de três mulheres, sendo uma de 10 anos (bairro da região Leste), uma gestante de 23 anos (região Sul) e outra de 41 (região Oeste). Todas estão em casa, em bom estado de saúde e sendo monitoradas pela Unidade de Saúde referência ou pela Vigilância Epidemiológica.

Tipos de Dengue

Desde a confirmação do primeiro caso de DENV3 (sorotipo 3 do vírus da Dengue) em Votuporanga, a Secretaria da Saúde vem reforçando que não é possível falar da gravidade do sorotipo só pelas manifestações clínicas. Afinal, qualquer um dos sorotipos do vírus da Dengue pode causar infecções assintomáticas, leves, graves ou óbitos. Apesar disso, os dados mostram que os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos. “Qualquer um dos sorotipos pode causar dengue grave na primeira infecção, porém, na maior parte das vezes, os casos graves acontecem na segunda ou terceira infecção”, explicou a secretária Ivonete Félix.

Sintomas

Os sintomas são comuns para todas as variantes do vírus, incluindo febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, entre outros. O importante é se atentar aos sinais de gravidade, como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, boca, urina ou fezes). Ao perceber qualquer sintoma, a orientação da Secretaria é para que o cidadão procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

As principais medidas de prevenção são:

- Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

- Retirar dos quintais objetos que acumulam água;

- Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;

- Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso.

Fonte: AsCom Votuporanga

Nota: A variante sorotipo 3 confirmada em Votuporanga estava desaparecida do noroeste paulista há 15 anos.

últimas