ELEIÇÕES 2024

Governistas racham e Jacob declara-se candidato a prefeito

Governistas racham e Jacob declara-se candidato a prefeito

O primeiro declaradamente candidato

O primeiro declaradamente candidato

Publicada há 4 meses

O antecedente: as fortíssimas declarações do vereador Murilo Jacob, na Tribuna da Câmara Municipal durante a última sessão ordinária ocorrida na terça-feira, 05, criticando, contundentemente, o governo municipal do prefeito André Pessuto. Preludiando, uma reunião envolvendo o prefeito, o chefe de Gabinete Rodrigo Ortunho e o vereador anunciava o clima de dissenção.

A consequência: durante reunião política com todos os pseudos candidatos governistas (fala-se de até nove pretendentes), ocorrida na manhã desta sexta-feira, 08, Jacob surpreendeu, ratificou suas palavras e as transformou em ação, afirmando, na frente de todos, inclusive do próprio Pessuto e do vice-prefeito Artur Silveira, que estava deixando o grupo e que é candidato a prefeito. Após, deixou a reunião, que prosseguiu sem o ex-participante.

Na real, o ato de Murilo já era esperado.

Há muitos contenciosos entre ele e a atual gestão municipal (embora também houvesse convergências) e pesquisas públicas mostram que seus eleitores provêm, majoritariamente, de setores oposicionistas a Pessuto. Além do mais, seu nome dificilmente seria o escolhido pelo grupo para disputar a sucessão, frente a outros aliados preferidos por Pessuto (tais como Ortunho e Gustavo Pinato).

Em contato com o signatário da coluna, Jacob afirmou que é candidatíssimo e que estará nas urnas, devendo migrar do seu atual partido – o MDB – tão logo o período legal o permita. O próximo partido já está definido.

Ele ainda afirmou que tem um grupo em formação que deve apoiar sua pretensão e que a partir de agora é oposição declarada dentro do Palácio 22 de Maio, juntando-se a outros nomes, e prometendo passar uma lupa nos atos do governo municipal. O clima pode começar a ficar 'pesado' dentro do Legislativo.

É a anunciada terceira via se pronunciando em Fernandópolis, ou, dependendo dos próximos passos, pode ser até mesmo a oposição.

O futuro dirá!

Há! Com tantos nomes aglutinados num único grupo, mesmo com a máquina estatal nas mãos, é de se esperar ação similar de outros componentes em breve, provavelmente sem a contundência e a envergadura de Jacob para se declarar ‘prefeiturável’.

Há (parte II)! Parece que Janaina Alves, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (Upa), trilhando caminho oposto, declarou-se não candidata.

Enquanto isso o PL se articula nos bastidores e o PT busca um nome de envergadura.

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas