RENOVÁVEIS

Tereos, Tenda e Volvo Cars se unem para inaugurar ponto de recarga de veículos elétricos

Tereos, Tenda e Volvo Cars se unem para inaugurar ponto de recarga de veículos elétricos

Ponto está disponível ao público na unidade Ceasa da rede de atacarejo

Ponto está disponível ao público na unidade Ceasa da rede de atacarejo

Publicada há 4 meses

Volvo Cars: parceria da Tereos com a montadora e Tenda Atacado. Foto: Divulgação / Tereos

Da Redação

São Paulo, 14 de dezembro de 2023 – A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, acaba de inaugurar seu primeiro eletroposto para carros eletrificados. O projeto, desenvolvido em parceria com o Tenda Atacado e a Volvo Car Brasil, acompanha o propósito da companhia de contribuir com a diversificação da matriz energética, além de aproximá-la ainda mais do consumidor final. O primeiro ponto de recarga será instalado na unidade Ceasa do Tenda, em Campinas.

“Estamos muito animados em iniciar mais um projeto com foco em sustentabilidade e ampliarmos nossa contribuição na diversificação da matriz energética brasileira. O mercado de carros elétricos possui um enorme potencial e, com o projeto, conseguimos reforçar a importância do investimento em soluções para promover o uso de energia renovável no país”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

“A parceria com a Tereos é importante para que continuemos a nossa missão de desenvolver a eletrificação e a mobilidade sustentável no Brasil. Ampliar a rede de eletropostos e facilitar cada vez mais a vida do usuário de carro elétrico é um dos objetivos da Volvo e estamos muito felizes de termos parceiros como a Tereos e o Tenda nessa missão”, acrescenta Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

A Tereos negocia a ampliação do projeto para casas de shows parceiras da empresa em São Paulo, como Espaço Unimed e Villa Country. De acordo com um estudo da McKinsey, até 2040 o Brasil terá uma frota com 11 milhões de carros elétricos movidos à bateria em circulação, um volume que representará 55% das vendas de veículos 0 Km no país.

Energia renovável 

Na Tereos, a energia elétrica é obtida a partir da cogeração da biomassa da cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima. Na safra 22/23, a empresa registrou 1.400 GWh de energia elétrica gerada a partir de resíduos de cana de açúcar. A energia é utilizada em suas próprias operações e o excedente é comercializado ou doado.  

A energia produzida pela companhia possui a certificação I-REC, sistema com reconhecimento internacional que garante que a energia é gerada por uma fonte sustentável. A certificação também permite a comercialização de créditos de energia renovável (RECs), fortalecendo a agenda ESG da companhia e, também, de parceiros.

A empresa também iniciou, na safra passada, a operação de sua primeira planta de biogás no país, localizada na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP). A planta permite o aproveitamento máximo dos resíduos industriais das operações – no caso, a vinhaça, resíduo obtido no processo de fabricação do etanol, para a geração de energia elétrica.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 43 unidades industriais, operações em 15 países e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de €6,6 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Sobre o Tenda Atacado 

Fundado em 2001, o Tenda Atacado é uma empresa 100% brasileira com 43 lojas na Grande São Paulo, na capital, litoral e interior paulista, e?emprega mais de 8 mil colaboradores. As lojas possuem áreas de vendas planejadas para atender com conforto e agilidade comerciantes de todos os portes e consumidores finais. ?A rede ocupa o 7º lugar no ranking da Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS) e o 11º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).?A empresa opera por meio de quatro canais de vendas: lojas físicas, televendas para comerciantes, atacado distribuidor, com mais de 200 representantes de vendas, além do e-commerce, onde é pioneira no segmento, com pontos de retirada nas lojas e delivery. A rede possui também um aplicativo que facilita as compras online, além de proporcionar descontos exclusivos nas lojas físicas para os clientes cadastrados. Na esfera ESG, a empresa integra o Movimento pela Equidade Racial (Mover), o programa Mesa Brasil e a Ação Renove, voltada para sustentabilidade ambiental. 

Sobre a Volvo Car Brasil 

A Volvo possui oito modelos em seu portfólio no Brasil. Em setembro de 2023, o novo Volvo EX30, teve sua pré-venda aberta no país e, mesmo não tendo sido lançado ainda, o modelo já se mostra como uma das grandes apostas da marca, com mais de 2.000 reservas efetuadas.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

 


últimas