EMPREGOS

SP cria mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em 2023

SP cria mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em 2023

502 mil postos de trabalho em todas as regiões do estado

502 mil postos de trabalho em todas as regiões do estado

Publicada há 4 meses

Da Redação

O emprego com carteira assinada em São Paulo ultrapassou a marca de meio milhão de vagas criadas entre janeiro e outubro deste ano, como mostra a pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade do Governo de SP. Somente em outubro, o estoque de vagas aumentou 0,5% em relação a setembro, com 69 mil novos postos de trabalho a partir de 621 mil admissões e 552 mil desligamentos.

"Criamos mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em dez meses, todos os setores da economia foram contemplados com mais oportunidades no interior, litoral e grandes centros. O Governo de São Paulo é parceiro de quem produz e gera riquezas e vamos continuar movimentando as alavancas para o aquecimento cada vez mais expressivo do emprego, abrindo portas e gerando renda para a população", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Com isso, o estoque de empregos formais no território paulista ficou em 13,6 milhões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os resultados apurados em outubro mostraram variações positivas na construção (0,7%), nos serviços (0,6%), no comércio (0,5%) e na indústria (0,3%). 

Nos serviços, os destaques são as atividades administrativas e serviços complementares (27 mil), além de alojamento e alimentação (3 mil). 

Em números absolutos, foram criados em outubro 44.112 empregos em serviços, 13.935 posições no comércio, 5.405 vagas na construção e 7.842 postos no comércio. 

Em relação ao período dos últimos 12 meses, São Paulo obteve saldo de 403 mil novos empregos – 7,1 milhões de admissões e 6,7 milhões de desligamentos –, com crescimento de 3,1%, muito próximo à média nacional de 3,4%. Esse saldo representa 28% do total de 1,5 milhão de novos empregos no país.

Nesse período, todos os setores de atividade paulista mostraram resultados positivos na geração de empregos: serviços (239 mil), comércio (69 mil), construção (52 mil) indústria (29 mil), e agricultura (13 mil).

Os desempenhos mais expressivos de novembro de 2022 a outubro de 2023 ocorreram na capital (128 mil), cidades da Grande São Paulo (74 mil) e nas regiões de Campinas (61 mil), Sorocaba (21 mil) e São José dos Campos (21 mil). Juntas, essas áreas responderam por 76% dos empregos gerados no território paulista.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

Imagem: Ilustração. Fonte: Portal Gov. SP

últimas