TRAGÉDIA!

Avião que decolou de Fernandópolis cai e mata 5 em Jaboticabal

Avião que decolou de Fernandópolis cai e mata 5 em Jaboticabal

Monomotor caiu em praça pública e estava acima da capacidade autorizada pela Anac

Monomotor caiu em praça pública e estava acima da capacidade autorizada pela Anac

Publicada há 4 meses

Foto: Reprodução / Jornal Cidade On Line / UOL

Da Redação

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã deste sábado, 23/12/2023, por volta das 09h00, numa praça pública, no bairro Universitário, na cidade de Jaboticabal.

Nela estavam cinco pessoas – quatro adultos e uma criança – que faleceram no acidente. A informação é de que o monomotor saiu de Monte Alto (SP) para Fernandópolis. Na volta, não teria conseguido pousar em Monte Alto e seguiu para Jaboticabal, onde caiu.

Duas pessoas morreram carbonizadas na hora, enquanto uma terceira chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre como ocorreram a quarta e quinta mortes. Todas elas estavam na aeronave.

As vítimas não haviam sido identificadas e as causas da queda não tinham sido esclarecidas.

A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de que o monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 tem capacidade para piloto e mais três passageiros. Sua situação constava como ‘regular’.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já compareceram ao local e deram início à investigação, com coleta de dados e verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave. Eles divulgaram a seguinte nota:

"O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".


últimas