AGRO

Programa Rotas Rurais coloca no mapa 35 mil propriedades que não possuíam CEP em 2023

Programa Rotas Rurais coloca no mapa 35 mil propriedades que não possuíam CEP em 2023

Cerca de 3 mil km de estradas foram cadastrados neste ano

Cerca de 3 mil km de estradas foram cadastrados neste ano

Publicada há 4 meses

Imagem: Ilustração. Fonte: SeCom SP

Da Redação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, cadastrou, em 2023, o endereço de cerca de 35 mil propriedades rurais com o programa Rotas Rurais.

A iniciativa também “colocou no mapa” 3 mil quilômetros de estradas somente neste ano. A distância equivale aproximadamente ao trajeto entre a capital paulista e a cidade de Santiago, no Chile.

“Temos o maior pacote de políticas públicas para o setor do agro da nossa história. E uma das prioridades é a conectividade do campo, para que o produtor possa utilizar os benefícios da tecnologia. Temos um trabalho junto ao produtor para ele entender o ganho de produtividade que ele pode ter com o uso da tecnologia”, afirma o governador Tarcísio de Freitas;

O cadastro do CEP das propriedades gera uma série de efeitos positivos para os trabalhadores do campo, do acesso à saúde ao aumento da segurança. “O objetivo do Rotas Rurais é trazer dignidade ao produtor, facilita o trabalho de um modo geral, seja no recebimento de insumos ou no envio de suas mercadorias”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O principal foco do programa, desenvolvido de forma pioneira no Brasil pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas,

Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e outras políticas públicas mais eficientes e de transformação social.

O Endereço Rural Digital funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio de uma ferramenta do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.

Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa. As informações podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps.

Desde que foi implementado, o programa mapeou 57 mil quilômetros de vias e cadastrou o endereço de mais da metade das 415 mil propriedades rurais paulistas, facilitando a sua localização. “Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”, afirma a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes.

A ferramenta inovadora premiada Gov Summit 2023, no quesito “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”. Neste ano, o Rotas Rurais foi sancionado pela Lei 555, que torna o programa como endereçamento digital oficial da área rural paulista.

Fonte: SeCom SP

últimas