TEMPESTADE

Neoenergia Elektro alerta para o risco de temporais durante passagem de frente fria

Neoenergia Elektro alerta para o risco de temporais durante passagem de frente fria

Rajadas de vento irão variar entre 60 e 80 km/h

Rajadas de vento irão variar entre 60 e 80 km/h

Publicada há 4 meses

Imagem: Ilustração. Fonte: Elektro

Da Redação

26 de dezembro de 2023- A soma de calor, umidade e a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, nesta terça-feira (26), vão criar condições para temporais, granizo e fortes rajadas de ventos em grande parte do estado. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento irão variar entre 60 e 80 km/h.

Em período chuvoso, a distribuidora pede o apoio e a compreensão da população, já que temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica. Ciente desse fato, a Neoenergia Elektro reforça que aumenta significativamente o contingente profissionais em campo, na operação e no atendimento da população, para que o sistema volte a operar normalmente o mais rápido possível. A empresa está monitorando a previsão do tempo e posicionando estrategicamente suas equipes nos locais onde a previsão de impacto pode ser maior com o objetivo de minimizar os efeitos aos seus clientes. 

Para ter segurança durante os temporais, evitando principalmente os raios, a Neoenergia Elektro reforça algumas orientações:

• Se durante um temporal ocorrer de algum cabo do sistema elétrico se romper (por queda de galhos de árvores ou raios, por exemplo), não toque nem chegue perto do local. Se o mesmo vier cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo, pra tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a empresa distribuidora de energia responsável;

• Os veículos também se constituem num dos melhores abrigos contra os raios, não pelos pneus, mas pela proteção proporcionada por um fenômeno conhecido como Gaiola de Faraday que, em resumo, significa que dentro de uma gaiola a eletricidade não penetra;

• Fique longe de objetos isolados, como árvores e postes de luz. Procure uma casa de alvenaria e fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente durante a incidência das descargas atmosféricas.

últimas