SEGURANÇA!

Viagem tranquila e casa segura: expectativa dos fernandopolenses no Réveillon

Viagem tranquila e casa segura: expectativa dos fernandopolenses no Réveillon

Algumas atitudes em relação à segurança podem evitar problemas neste final de ano

Algumas atitudes em relação à segurança podem evitar problemas neste final de ano

Publicada há 3 meses

Breno Guarnieri

É hora de pegar a estrada para curtir as festas de Ano Novo ou rumo ao destino das férias de janeiro. Para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto, é importante que o veículo esteja em ordem. Cuidados também devem ser tomados com a segurança de casa, que vai ficar sem ninguém.

De olho na segurança, tranquilidade e conforto da viagem de Fernandópolis a Campinas, o auxiliar de administração Alessandro Bertoni da Silva, 31 anos, fez a revisão de seu carro. “Sinto-me mais seguro sabendo que está tudo em ordem. Levo em minha oficina de confiança porque sei que não vou ter surpresas. Acho importante que todos tenham essa consciência”, destacou.

O recomendado é fazer a revisão alguns dias antes de partir para haver alguma margem de tempo caso o conserto demorar. “Não gosto de deixar para a última hora, fazendo a revisão dias antes dá para sentir o carro e voltar na oficina se perceber que tem algo errado”, acrescentou.

RESIDÊNCIA

Quem viaja e deixa a “casa sozinha” precisa tomar certos cuidados em relação à segurança. Nesta época, residências vazias se tornam alvos de bandidos. Algumas atitudes podem evitar problemas. Além das precauções básicas, como se certificar de que todas as portas e janelas estão fechadas, há outros fatores que requerem atenção. Comentários sobre o tempo de ausência e de detalhes da viagem devem ser feitos somente com pessoas de confiança.

Gabrielle Dantas, 36 anos, viaja todo Réveillon para visitar os pais que moram em Belo Horizonte e vai tranquila porque já tem montado um esquema para os dias em que estará fora. “Quando viajo, minha cunhada vai até a minha casa cuidar do cachorro e aguar as plantas todos os dias. Ela acende e apaga as luzes e recolhe correspondências, a residência não fica abandonada. Se acontecer alguma coisa fico sabendo rápido”.

ORIENTAÇÕES!

A manutenção do local é essencial. Sinais de abandono são a senha para aos bandidos de prontidão. As costumeiras lembranças de não se deixar a luz acesa constantemente. A noite ajuda a prevenir, mas de dia é um chamariz para ladrões. Muita ração e água a animais estando à vista de quem passa na rua, acúmulo de jornais, revistas e correspondências na casa, a frente do imóvel suja e abandonada - tudo isso chama a atenção dos criminosos, de acordo com as orientações da Polícia Militar.

A PM ainda recomenda relações de boa vizinhança. Sabendo que o morador ao lado está ausente, o vizinho precisa ficar atento a barulhos e movimentações estranhas até que ele volte. Verificando qualquer anormalidade fora disso, a orientação é ligar ao 190 para denunciar.

 


últimas