OPINIÃO

Artigo: EMEF José Gaspar Ruas: 25 anos contribuindo com a transformação

Artigo: EMEF José Gaspar Ruas: 25 anos contribuindo com a transformação

Por: Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira

Por: Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira

Publicada há 3 meses

Artigo: EMEF José Gaspar Ruas: 25 anos contribuindo com a transformação da história de vida de nossas crianças

Por: Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira

A EMEF José Gaspar Ruas completa no próximo dia 18 de janeiro seus vinte e cinco anos de trabalho ininterruptos, pela Rede Municipal de Ensino, voltados aos estudantes de 1º a 5º do ensino fundamental; Nesses anos foram inúmeros momentos que marcaram a trajetória da unidade escolar como lugar de produção e a socialização do conhecimento escolar.

De lá para cá, muito se avançou e tem avançado no sentido de proporcionar melhores condições para o atendimento à nossa comunidade. Nesse percurso, a unidade contou com inúmeros profissionais da educação que desempenharam suas funções com zelo e comprometimento com as respectivas orientações de cada momento vivido pela instituição.

Fachada da 'Gaspar Ruas'. Foto: Jornal O Extra.net / Gilberto Oliveira

Sabemos que o prédio, inicialmente construído para instalação de uma Escola Estadual do Bairro Rosa Amarela, no ano de 1986, recebeu, posteriormente, o nome do prof. José Gaspar Ruas, este que havia sido supervisor de ensino da região com trabalhos relevantes à época. Com o passar do tempo e as inúmeras intermitências com a manutenção (ou não) da unidade escolar, foi em 1999 que se estabeleceu de vez a unidade tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal.

Os tempos mudam e a escola também. De lá para muitas mudanças se deram seja no corpo docente, de servidores administrativos, de gestores, de estudantes de infraestrutura, o que só têm demonstrado a relevância da instituição na comunidade a qual está inserida. Muitas foram as conquistas estruturais nos últimos anos e muito tem que se conquistar. Não se pode desanimar.

Desde 2022 nossa escola atua também como polo de apoio presencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, oferecendo cursos de graduação gratuitos para comunidade fernandopolense marcando assim nossa posição de referência tanto na educação básica como no ensino superior.

Para além das conquistas de estruturas físicas é importante destacar o amadurecimento e o comprometimento da equipe com os espaços de deliberação coletiva que, promove um ambiente cada dia mais acolhedor com foco no processo de ensino e aprendizagem reconhecido por toda comunidade escolar.

Este é mais um ano de festividades em nossa unidade. Ano de celebração e gratidão, mas também de muito trabalho e planejamento: celebrar e agradecer pelos que aqui passaram nesses 25 anos; planejar os próximos anos com respeito a memória, trajetória e ao trabalho aqui desenvolvido. 

Nosso principal objetivo é, que, a partir de nossos trabalhos de alfabetização, sistematização e recuperação contínua das aprendizagens essenciais, possamos proporcionar a cada criança, melhores condições para que possa fazer, a partir da educação pública, gratuita e democrática, um caminho que de fato proporcione uma transformação social de sua realidade.

Parabéns à equipe Gaspar Ruas pela parceria cotidiana e por “não deixar a peteca cair” mesmo nas dificuldades.

Parabéns à comunidade que tem contribuído a cada dia com sua constante presença e participação, sempre.

Parabéns a todos aqueles que estudam ou em algum momento nesses anos, passaram pelos bancos escolares e tem boas recordações da escola.

Fica o desafio de sempre: vamos juntos transformar a história de vida de nossas crianças!?

Forte abraço. Boas recordações! 

Prof. Me. Gilberto Abreu de Oliveira - Licenciado em História e Pedagogia e Diretor de Escola Pública

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas