EDUCAÇÃO

EELAS tem cinco alunos aprovados na USP, Unicamp, Unesp e Fatecs

EELAS tem cinco alunos aprovados na USP, Unicamp, Unesp e Fatecs

No Novo Provão Paulista

No Novo Provão Paulista

Publicada há 3 meses

Da Redação

A Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS) de Fernandópolis teve cinco alunos aprovados na USP, Unicamp, Unesp e em Fatecs no Novo Provão do Estado de São Paulo.

Os resultados foram divulgados nesta última sexta-feira, 26/01/2024, sendo que estes números de referem apenas à primeira chamada. Os aprovados foram classificados para 07 vagas.

As matrículas começam a partir da próxima segunda-feira, 29, às 8h, na USP, Unicamp, Unesp e nas Fatecs, nos cursos que terão início no primeiro semestre. Elas devem ser feitas até às 20h do dia 30 de janeiro.

A direção da unidade parabenizou todos os “envolvidos no processo educacional da escola e principalmente aos respectivos alunos e seus familiares. Estamos orgulhosos de seus resultados”.

O que é o Provão Paulista

O Provão Paulista foi anunciado em 10 de julho de 2023 pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sendo instituído de maneira oficial em 18 de setembro. A prova é voltada especificamente para estudantes matriculados em redes públicas de ensino. Cinco instituições de ensino em São Paulo participaram do processo seletivo, oferecendo aproximadamente 15 mil vagas disputadas pelos candidatos:

Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas

Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas

Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

O sistema é composto por uma série de exames ao longo do ensino médio, o que implica que um estudante que está no primeiro ano em 2023, por exemplo, terá que realizar a prova nos anos subsequentes, ou seja, em 2024 e 2025. Somente após essas três edições, sua nota final será calculada para concorrer a uma vaga na graduação. Segundo informações do governo paulista, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para participar do Provão, sendo que 1,7 mil estão matriculados em instituições de ensino de outros estados.

O tema da redação da prova do dia 30 de novembro foi vazado um dia antes em três escolas. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou que a situação seria investigada.

O Provão em números:

• Número de inscritos: 386.485

• Estudantes que fizeram o Provão: 260.669

• A avaliação foi aplicada em 4.000 escolas, 3.600 estaduais

• 65.111 atingiram a nota mínima na prova objetiva e tiveram suas redações corrigidas. 2.115 delas foram zeradas

• 62.995 estudantes passaram nas provas objetivas e obtiveram notas na redação e foram classificados no Provão

• Dos aprovados na primeira chamada, 73,9% são da rede estadual, 16,6% do Centro Paula Souza e 9,5% dos municípios e outras redes públicas

• Estudantes podem ser aprovados nos dois primeiros grupos da primeira chamada — o da USP, Unesp e Unicamp e o das Fatecs. É preciso apenas que ele opte pela matrícula na vaga de sua escolha.


últimas