PREVENÇÃO

Saúde orienta sobre a importância da imunização contra a Covid

Saúde orienta sobre a importância da imunização contra a Covid

Pessoas com doses em atraso podem procurar a Central da Saúde

Pessoas com doses em atraso podem procurar a Central da Saúde

Publicada há 2 meses

Da Redação

A vacinação é a forma mais eficaz de enfrentamento a contaminação e o surgimento de novas variantes da COVID. A imunização protege as pessoas e diminui o risco de contágio. Por isso, é importante que toda população esteja atenta à carteirinha de vacinação para ver se as doses estão em dia. 

Em 2024, além da vacinação implantada no PNI para as crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, as doses de reforço serão realizadas com a vacina Pfizer bivalente para os grupos prioritários.

Em Fernandópolis, as vacinas estão disponíveis na Central da Saúde, a Pfizer baby e Pfizer pediátrica são aplicadas todas as quartas-feiras das 08h às 14h e a Pfizer bivalente é aplicada todos os dias das 08h às 14h. 

Quem estiver em atraso com a vacina também deve procurar a Central da Saúde para que seja feita uma avaliação da situação vacinal e um novo esquema de imunização. 

ESQUEMA PARA PESSOAS QUE NUNCA TOMARAM A VACINA:

*Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: O esquema da vacina Pfizer Pediátrica Baby é de três doses, sendo que a primeira dose deve ser administrada aos 6 meses, a segunda dose aos 7 meses e terceira dose aos 9 meses de idade.

*Crianças com 5 a 11 anos – O esquema é de 2 doses com a vacina Pfizer Pediátrica com intervalo de 4 semanas.

*Pessoas a partir de 12 anos de idade – O esquema é de 2 doses com a vacina Pfizer bivalente com intervalo de 4 semanas. Pessoas com 60 anos ou mais de idade, gestantes e puérperas – além das duas 2 doses do esquema primário, está recomendado um reforço com após 6 meses com a vacina bivalente ou com a vacina mais atualizada disponível.

*Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade nunca vacinadas receberão 3 doses da vacina recomendada para a idade e uma dose de reforço

*Para pessoas com 60 anos e mais está recomendado uma dose após 6 meses do esquema primário e em 2024 uma nova dose está indicada após o intervalo de 6 meses.

“Tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19 é fundamental alcançar altas coberturas vacinais e optar pela imunização completa é proteger não apenas a si próprio, mas também toda a sociedade”, disse o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi. 

 Qualquer dúvida, basta ligar na Central da Saúde, (17) 3465-0566, endereço: Av. Milton Terra Verdi, 948 – Centro de Fernandópolis. 

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas