CELEBRAÇÃO

Dia Mundial da Atividade Física será celebrado em abril com evento em Fernandópolis

Dia Mundial da Atividade Física será celebrado em abril com evento em Fernandópolis

Ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Esportes/Lazer

Ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Esportes/Lazer

Publicada há 1 mês

Da Redação

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com as equipes da SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, confirmaram para o dia 06 de abril, a realização de um evento alusivo ao Dia Mundial da Atividade Física. 

Atualmente o município se destaca com um importante trabalho desenvolvido semanalmente nas unidades de saúde, promovida por fisioterapeutas e educadores físicos, incentivando de forma profissional a prática constante de atividades físicas. Com a grande adesão da população, as equipes decidiram celebrar o esporte e a saúde com um evento na Praça Central – Joaquim Antônio Pereira. 

“O trabalho desenvolvido pelos profissionais nas Unidades de Saúde já está surtindo efeitos positivos. Estamos conseguindo trabalhar a parte motora de mobilidade e até mesmo emocional das pessoas. A atividade física feita regularmente é um ótimo aliado para a saúde, um verdadeiro remédio para as nossas vidas”, comentou o fisioterapeuta Pablo Almeida, que coordena o evento. 

A ‘OMS – Organização Mundial da Saúde’ define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia. Essas práticas sendo realizadas com frequência são fundamentais para prevenir e tratar doenças crônicas, como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.  

“Estamos criando na população um hábito interessante. Estamos mostrando que muitos remédios podem ser substituídos por atividades físicas e esse primeiro passo foi dado nas próprias unidades de saúde. Temos relatos de pacientes que após iniciarem as atividades, tiveram uma significativa melhora em quadros de depressão e muitos relatos de melhoras com problemas relacionados à pressão arterial. Sem dúvidas, esse evento dia 06 de abril vem coroar todo esse trabalho feito em Fernandópolis”, destacou o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi. 

A organização ainda está definindo a programação do evento que será realizado entre das 8h às 11h. Várias atividades serão propostas com acompanhamento de profissionoais. 

Níveis regulares e adequados de atividade física:

– melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

– aumentam a saúde óssea e funcional;

– reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;

– reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e

– são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas