DIA D

Secretaria da Saúde participa do ‘Dia D’ da mobilização contra a Dengue

Secretaria da Saúde participa do ‘Dia D’ da mobilização contra a Dengue

Passeata e ações nas unidades de Saúde vão marcar a data em Fernandópolis

Passeata e ações nas unidades de Saúde vão marcar a data em Fernandópolis

Publicada há 2 meses

Da redação

O Brasil tem apresentado nos primeiros meses de 2024, um aumento expressivo de casos de dengue. O controle da doença e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população

Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal da Saúde está em constante monitoramento e direcionando ações estratégicas de prevenção e cuidado à doença. Até o momento 32 casos positivos foram registrados, número considerado sob controle, isso graças a todo trabalho em equipe dos profissionais e apoio da população. 

Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou o ‘Dia D’, uma mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Nos 645 municípios do estado de São Paulo as ações vão ser realizadas na sexta, 01 de março. Em Fernandópolis, a equipe de Combate à Dengue realizará uma passeata que vai percorrer as ruas centrais da cidade orientando sobre a importância da prevenção contra a doença.

A atividade contará com a presença de agentes, demais profissionais de Saúde, do mascote da dengue e cartazes, visando mobilizar o maior número possível de pessoas, chamando a atenção para esse assunto tão importante e que ganha maior notoriedade no período chuvoso.

Na sexta, todas as salas de espera das Unidades de Saúde do Município também contarão com equipes orientando os pacientes sobre a importância dos cuidados e da prevenção.  

“Combater a dengue sempre foi uma das prioridades da nossa Secretaria e estamos desenvolvendo um bom trabalho, porém essa é uma ação conjunta da Prefeitura, parceiros e a população para que os resultados aconteçam de forma positiva e os números de casos diminuam cada vez mais”, disse o secretário Ivan Veronesi.  

TRABALHO ATIVO 

Em Fernandópolis, o setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal da Saúde desenvolve um amplo trabalho de combate à dengue o ano todo. Uma equipe composta por 39 agentes de endemias desenvolve ações de visitas: casa a casa, ponto estratégico, imóveis especiais, Informação Educação e Comunicação, orientando a população sobre a importância de manter a área limpa e higienizada para se evitar casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes. Os agentes fazem, ainda, a utilização de larvicidas e de produtos alternativos quando necessária e eliminação dos criadouros.

As ações de conscientização também acontecem nas escolas, Unidades de Saúde, instituições e demais locais, visando sempre promover uma ação conjunta com a comunidade para que todos contribuam com a proposta de eliminação Aedes aegypti, evitando que a dengue aumente. 

NEBULIZAÇÃO 

Na última sexta-feira, 23, a equipe de controle de vetores, ligada à Vigilância epidemiológica, realizou a pulverização de veneno em galerias da cidade. A aplicação de inseticida aconteceu no Jardim Pôr do Sol, localizadas nas ruas: Umbelina Corrêia, Rina Girardi de Gênovam, Bruno Gelonese, Cecilio Pisteli, Maria Paciente Ruiz, Aldo Livorati, Av. Dos Arnaldos. Os trabalhos em galerias são realizados durante o dia. O produto utilizado na pulverização tem ação direta contra o mosquito Aedes Aegypti, sendo feito em locais que acumulam águas e que podem se tornar criadouro de mosquitos da dengue. 

NOVA PARCERIA 

Na última segunda-feira, 26, a Prefeitura de Fernandópolis e Neoenergia Elektro firmaram uma importante parceria para amenizar o avanço do número de casos de dengue no município. A partir de agora, 45 leituristas e eletricistas da distribuidora de energia, que já fazem diariamente a leitura da conta nos locais residências e comerciais, vão auxiliar na identificação de focos do mosquito. 

Ao constatar possíveis focos de contaminação do aedes, os colaboradores da Elektro irão gerar um relatório com foto, endereço e georreferenciamento e encaminhar por Whatzapp ao grupo de agentes da dengue, para que tomem as medidas necessárias, agindo de forma mais assertiva nessas localidades.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas