ESPORTES

Taekwondo: Jalesenses são campeões paulistas na Capital

Taekwondo: Jalesenses são campeões paulistas na Capital

Taekwondo: Jalesenses são campeões paulistas na capital

Taekwondo: Jalesenses são campeões paulistas na capital

Publicada há 1 mês

Foto: SeCom

Da Redação

Os atletas homenageados pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, na noite do dia 26 de fevereiro, com o prêmio Troféu Destaque Esportivo 2023, foram os mesmos capitaneados pelo Mestre Antonio Marcos, que no dia anterior, defenderam o nome de Jales na primeira etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo e saíram vitoriosos.

Os atletas Marcos Uga, já veterano de competições e atual bronze mundial de taekwondo, Lilia Gabriely, atleta revelação 2023, e o pequeno Cadu Moro, disputaram no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo, no domingo, dia 25 de fevereiro, a primeira etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo visando classificação para o campeonato brasileiro. O mestre Antonio Marcos foi convocado para compor o quadro de arbitragem do evento deixando a função de técnico ao atleta Marcos Uga.

O primeiro a competir foi exatamente Marcos Uga na categoria master 3 (acima de 50 anos) faixas pretas e, depois de longa disputa e problemas com o equipamento eletrônico na final, alcançou o vice-campeonato na sua categoria.

Imediatamente ao término da luta de Marcos, o atleta Cadu Moro, se preparava para sua primeira luta na competição. Cadu tem apenas 12 anos e ainda é candidato a faixa preta, mas lutou na categoria cadete até faixas pretas. Nesta categoria além de existirem atletas faixas pretas existe uma disputa extra: a disputa pela bolsa atleta.

Os atletas da categoria somarão pontos ao longo do ano nas disputas oficiais e os dois com mais pontos serão indicados à bolsa atleta estadual e também nacional (para aqueles que disputarem brasileiro e Copa América). Na luta final, Cadu lutou com um faixa preta da capital paulista, perdendo por apenas um ponto no round final somando 8 pontos na disputa para bolsa atleta e seu adversário somou 12 pontos, todavia, Cadu também disputou na categoria poomsae ficando em quarto lugar somando outros 4 pontos, o que o deixa empatado em primeiro lugar nesta primeira etapa com 12 pontos cada.

Por fim, a iniciante Lília, que além do taekwondo, também treina Boxe e Hapkido no Instituto Tiger’s Team, fez sua estreia no Paulista sendo campeã da categoria feminina adulto até 63 quilos.

Com esses resultados, os três atletas já estão habilitados a disputar, na categoria kyorugui, a etapa sudeste do campeonato brasileiro que ocorrerá em junho, na cidade de Belo Horizonte, capital mineira.

O mestre Marcos atuou até o fim da competição na arbitragem de poomsae e, ao término, soube que ele é mais sete de seus alunos serão homenageados pela Federação Paulista por sua atuação em competições no ano de 2023 em cerimônia que será realizada no mês de março na Câmara Municipal da Capital Paulista.

Antes do Campeonato Brasileiro terão outras duas etapas do Paulista onde outros atletas devem disputar, sendo a próxima etapa na cidade de Jundiaí no dia 24 de março.

Fonte: SeCom Jales

últimas