OPINIÃO

Crônica: O sorriso de Deus - A história de uma criança e um idoso

Crônica: O sorriso de Deus - A história de uma criança e um idoso

Leia também: A Parábola da Pérola

Leia também: A Parábola da Pérola

Publicada há 1 mês

MINUTINHO

A Parábola da Pérola

Por: Autoria desconhecida

“O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e tendo achado uma de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou”. Mateus, XIII, 45 – 46.

Em nosso mundo, atualmente, as pérolas constituem enfeites para a gente fina; são raras, por isso são caras. Quem possui grandes e finas pérolas possui tesouro, possui fortuna.

Além disso, são joias muito apreciadas no seu todo, pela sua estrutura, pela sua composição, pela sua beleza.

Animais, seres evolutivamente inferiores, em especial os porcos, não apreciam as virtudes das pérolas; ainda não possuem discernimento suficiente para distinguirem o que é bom daquilo que não é. Por isso preferem milho ou alfarrobas. Se lhe dermos pérolas, eles pisam-nas e submergem-nas no lamaçal em que vivem; por isso advertiu Jesus: “Não deis pérolas aos porcos”.

Certamente já havia o Senhor do Verbo Divino, naquela época, comparado o Reino dos Céus a uma pérola de raro valor, quando propôs aquela recomendação a um discípulo que deliberara anunciar a sua Doutrina a um homem-suíno (aquele que ainda não está preparado religiosa e moralmente para as verdades divinas).

Ainda no mundo atual há homens que são “Homens”, que vivem e obedecem às regras do Senhor e há homens que se parecem muito com os suínos.

O suíno vive exclusivamente para o estômago e para a lama (e aqui se entenda como “lama” todos os desgradeio de que descambam para a criminalidade e imoralidade). Os homens suínos também vivem de lama e para o estômago. A estes as “pérolas” nada significam: as alfarrobas e os milhos melhor lhes cabem.

O Reino dos Céus, nos tempos atuais, é incompatível com o Reino do Mundo.

Para a aquisição da pérola o homem vendeu tudo o que possuía; para a aquisição da Pérola do Reino dos Céus o homem precisa vender o Reino do Mundo (vender não no sentido comercial, mas no sentido de renunciar às malezas que carrega e buscar a evolução espiritual).

Há Reino do Mundo e há Reino dos Céus. Aquele desaparece com as revoluções, ao chamado da morte, ou sob o guante doloroso da miséria e das doenças. O Reino dos Céus permanece na alma daquele que souber possuí-lo. E lá está reservado o seu assento.


CRÔNICA

O sorriso de Deus

Por: Meu Sonho Não Tem Fim

Havia um pequeno menino que tinha o desejo de se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente.  

 Um dia encheu sua mochila com pedaços de bolo e refrigerante e saiu para brincar no parque.

Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça olhando os pássaros.

O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole de refrigerante, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então, lhe ofereceu um pedaço de bolo.

O velhinho, muito agradecido, aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu refrigerante.

Mais uma vez, o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo bolo e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas, antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho.

Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.

Quando o menino entrou em casa, sua mãe, surpresa ao ver a felicidade estampada em sua face, perguntou:

- O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?

Ele respondeu:

- Passei a tarde com Deus. Você sabia que Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi?

Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face e seu filho perguntou:

- Por onde você esteve que está tão feliz?

E o velhinho respondeu:

- Comi bolo e tomei guaraná no parque com Deus. Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?


O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas