FISCALIZAÇÃO

População auxilia na fiscalização de descartes irregulares de entulhos

População auxilia na fiscalização de descartes irregulares de entulhos

Flagrantes auxiliaram a Secretaria efetuar multas contra os ‘sujões’

Flagrantes auxiliaram a Secretaria efetuar multas contra os ‘sujões’

Publicada há 1 mês

Da Redação

As equipes do Meio Ambiente de Fernandópolis realizam um trabalho semanal de fiscalização dos descartes irregulares de entulho que ocorrem em toda a área do município. Com uma grande extensão territorial, é de extrema importância a colaboração da população para que efetuem as denúncias de flagrantes, mesmo que de forma anônima. 

Na última semana, novas denúncias (por meio de imagens) chegaram ao conhecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com as imagens que permitiram a identificação das placas dos veículos, bem como um caminhão que tinha um adesivo de empresa na porta, foi possível localizar os proprietários e efetuar as multas por crime ambiental, baseado na Lei 5.025/2020, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Uma das ocorrências gerou multa no valor de R$ 720,00 e a outra será finalizada após laudo técnico dos danos ambientais causados. 

“Nossos principais aliados são os próprios moradores, motoristas, ciclistas, enfim, todo aquele munícipe que flagra uma ação de descarte irregular. É impossível estarmos em todos os lugares, 24 horas por dia, até porque é importante que seja flagrante para se constatar o crime. Por isso, quando a pessoa flagra uma situação como essa, pedimos para que filme ou tire uma foto, mas que seja possível a identificação da placa do veículo. Não precisa discutir com o infrator, não precisa se identificar, basta nos encaminhar que nós iremos tomar as providências”, destacou o secretário de Meio Ambiente Luiz Sérgio Vanzela.  

PONTOS PARA DESCARTE CORRETO:

ECOPONTO DOS GALHOS: recebe resíduos sólidos verdes urbanos provenientes de ações e intervenções para a limpeza e manutenção de terrenos; supressão de vegetação; manutenção dos jardins; arborização urbana; hortas das habitações, ou outros espaços de uso público e/ou privado, nomeadamente composto por aparas, raízes, troncos, ramos, galhos, folhas, restos de vegetais herbáceos;

Endereço: Av. Theotonio Vilela, s/n, Jardim Vitória

P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntário): recebe animais domésticos mortos, lixo eletrônico, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, móveis usados;

Endereço: Av. João Gosselein, 408 – Estação Ferroviária

DENÚNCIAS – Podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal com fotos ou vídeos que permitam a identificação do infrator pelo WhatsApp (99729-4550) ou pelo telefone - WhatsApp - da Secretaria de Meio Ambiente 3463-9014. A denúncia é mantida sob sigilo. 

últimas