MENTIRA?

Prefeitura afirma que foto de jiboia encontrada na Prainha de Cardoso é fake

Prefeitura afirma que foto de jiboia encontrada na Prainha de Cardoso é fake

Imagem utilizada teria sido retirada do site do Globo Rural

Imagem utilizada teria sido retirada do site do Globo Rural

Publicada há 1 mês

A foto da cobra originalmente postada em redes sociais. Foto: Reprodução / Facebook

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Cardoso reagiu a uma publicação que ganhou relevância nas redes sociais nesta segunda-feira, 18/03/2024, com a imagem de uma cobra supostamente da espécie jiboia e que teria sido encontrada na Prainha local, por um comerciante durante caminhada.

Segundo o governo municipal, a publicação é uma fake news (notícia mentirosa) e foi emitida uma Nota Oficial a respeito.

Confira-a, na íntegra:

"ATENÇÃO: FAKE NEWS ALARMANTE!

É com indignação que desmentimos veementemente e publicamente a recente notícia circulando sobre um suposto encontro de uma cobra jiboia na trilha ecológica da Prainha de Cardoso, SP, hoje, dia 18. Queremos enfatizar que toda essa narrativa é uma completa fabricação e não tem qualquer ligação com a realidade.

O mais chocante é perceber que essa mentira foi criada com o claro intuito de prejudicar o turismo local e denegrir a imagem do nosso município. É absolutamente lamentável ver como alguns indivíduos, incluindo supostos moradores como o comerciante João Paraíba, são manipulados por informações falsas disseminadas por uma imprensa local que sequer teve o cuidado de checar a veracidade ou a autenticidade da imagem.

Além disso, a imagem utilizada na publicação, que supostamente acompanhava a história, foi retirada da internet e não tem relação alguma com o ocorrido. Mais alarmante ainda é o fato de que, se houvesse algum encontro de serpentes na área, a identificação da espécie foi feita de forma completamente equivocada. A foto utilizada na FAKE NEWS é de uma urutu cruzeiro, não uma jiboia.

Essa tentativa sórdida de prejudicar nosso turismo e nossa reputação é inaceitável. Nosso município depende do turismo e da visita de pessoas que valorizam nossa natureza e nossa cultura local. Espalhar informações falsas só serve para afastar esses visitantes e prejudicar nossa economia.

Por isso, pedimos encarecidamente que todos sejam críticos em relação às informações que consomem e compartilham. Juntos, podemos combater a disseminação de FAKE NEWS e preservar a reputação de nossa cidade como um destino turístico acolhedor e genuíno.

A foto pertence a ALVINO MARQUES conforme créditos cedidos pelo Globo Rural.

Link da imagem verdadeira utilizada na fake news: https://globorural.globo.com/.../gr-responde-conheca... 

É hora de nos unirmos contra esses ataques infundados e defendermos a verdade sobre nossa comunidade e nossas belezas naturais."

últimas