OPINIÃO

Artigo: Aspectos da experiência do Programa Residência Pedagógica na EMEF José Gaspar Ruas

Artigo: Aspectos da experiência do Programa Residência Pedagógica na EMEF José Gaspar Ruas

Por: Profa. Esp. Andreia de Sousa Santos

Por: Profa. Esp. Andreia de Sousa Santos

Publicada há 1 mês

Artigo: Aspectos da experiência do Programa Residência Pedagógica na EMEF José Gaspar Ruas

Por: Profa. Esp. Andreia de Sousa Santos

Como sabemos, a formação inicial dos professores acontece nas Instituições de Ensino Superior dos cursos de licenciatura por meio de aulas teóricas e práticas, bem como, seminários ou minicursos. A experiência tradicional da prática pedagógica desse modelo é o estágio supervisionado, mas, na atualidade, há várias discussões sobre a importância de novas perspectivas para o desenvolvimento dos estágios. O Programa Residência Pedagógica mostra-se como um exemplo de melhor aproveitamento deste período na formação dos licenciandos.  

O Programa é parte de ações articuladas aos demais programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica Pública, a partir da segunda metade de seu curso.

A articulação entre Instituição de Ensino Superior (IES) Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIFE) com o curso de Pedagogia e a escola pública de educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) EMEF José Gaspar Ruas em Fernandópolis, proporciona uma reflexão sobre a formação e amadurecimento dos residentes selecionados para Programa Residência Pedagógica (PRP) de 2018 a 2024.  Os residentes percebem que é na participação ativa na escola que eles conseguiram desenvolver e formar sua identidade como professor. A vivência e interação que ocorre entre a equipe escolar e os residentes tem reflexos positivos em relação ao processo ensino aprendizagem dos estudantes, sendo esse nosso principal objetivo. 

Todas as atividades realizadas pelos residentes na escola-campo têm a supervisão da preceptora com colaboração dos docente e equipe gestora. Os residentes auxiliam o professor regular da sala, desenvolveram projetos que contribuíram para andamento educacional da escola e realizam docências. Desde que a escola foi comtemplada com o programa, foram realizadas as seguintes a atividades e projetos.

O Projeto de Biblioteca Ambulante, para fomentar a Leitura (2018 e 2019), foi criado a partir da necessidade da escola, que não contavam com sala de leitura. Em 2023 a escola estruturou uma linda sala de Leitura com foco em sua utilização pelas crianças nos próprios horários de aula a fim e intensificar as práticas de leitura e escrita.

No Projeto de Recuperação Contínua (2018 a 2024), os residentes desenvolvem atividades que visam recuperar as competências e as habilidades necessárias referente ao ano/série do aluno de acordo com as dificuldades aos conteúdos. 

As atividades referentes ao projeto Amigo Sim! Bullying Não. (2018 a 2023), idealizado por Claúdio D`Santana, o qual a rede municipal aderiu é conduzido pelas residentes. Realizam leitura, dinâmicas, dramatizações com situações reais e levantamentos dos casos de bullying na escola. 

As atividades são planejadas juntamente com os residentes e durante a aplicação supervisionadas pela preceptora. Todas as ações tem o objetivo de ensinar os alunos sobre respeito e cidadania, com reflexões sobre convivência, para que desenvolvam atitudes coerentes com os valores que queremos que aprendam.

Ao longo do percurso formativo das “Residentes do Gaspar” a preocupação com o processo de vivenciar o ambiente escolar mais de perto, bem como ainda, a possibilidade de aquisição de uma complexa bagagem para seu futuro profissional com as reuniões e momento de formação e compartilhamento de experiências.

Dessa forma, observa-se que os residentes buscaram ancorar suas ações em estudo, conseguindo interligar teoria e prática de forma significativa, promovendo à escola campo a oportunidade de refletir sobre seu fazer pedagógico. 

Profa. Esp. Andreia de Sousa Santos é professora de Educação Básica I – Ensino Fundamental Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Fernandópolis–SP

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas