OPINIÃO

Artigo: Aspectos da experiência e vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Artigo: Aspectos da experiência e vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Por: Profa. Cristiane Andreia Lopes

Por: Profa. Cristiane Andreia Lopes

Publicada há 1 mês

Artigo: Aspectos da experiência e vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na EMEF José Gaspar Ruas

Por: Profa. Cristiane Andreia Lopes

Com o objetivo de proporcionar o incentivo e valorização do magistério além da finalidade de buscar a inserção de discentes do curso de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica contribuindo para aproximação entre as escolas públicas e a universidade, assim visando uma melhor qualidade na educação brasileira por meio da vivência cotidiana e da prática escolar.

 Para atingir seus objetivos e o desenvolvimento do projeto, o Programa concede ao aluno regularmente matriculado em um curso de licenciatura presencial, uma bolsa mensal de incentivo ao magistério aos estudantes e professores para que cumpram uma jornada de trinta horas nas instituições escolares. Os bolsistas são orientados por supervisores de escola, (docente da escola), coordenador de área e coordenador institucional. 

Como sabemos, a Educação, conforme Artigo 205 da Constituição Federal, é direito de todos e dever do Estado e da família com a colaboração da Sociedade (BRASIL, 1988), a fim de possibilitar o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para a vida em sociedade.

 Com base no nesta concepção de educação, legalmente constituída pela nossa Carta Magna, a “EMEF José Gaspar Ruas”, acreditando que a qualidade da educação brasileira é responsabilidade de todos, abriu, em 2023, suas portas para receber os estudantes dos cursos de licenciaturas e dos Programa Pibid e para contribuir com a formação e qualificação dos novos profissionais do magistério.

Essa contribuição vem enriquecer muito nossa instituição pois na educação, tudo se complementa, com uma rede de apoio na qual ensinamos e aprendemos juntos. O crescimento dos discentes de licenciatura é imenso por meio do contato diário da rotina escolar, o que corrobora que teoria e prática devem andar sempre juntas.

As atividades dos alunos do PIBID foram todas acompanhadas por sua supervisora escolar, Profa. Cristiane Andreia Lopes, planejadas  e trabalhadas juntamente com os professores das salas de aula ano série onde atuaram.

Realizaram atividades como:

• Apoio aos alunos com maiores dificuldades na leitura e escrita: 

• Organização dos processos de leitura das crianças além de orientar na realização das atividades diárias;

• Realizavam leitura de deleite no início das aulas para a turma;

• Apoiaram os docentes em confecção de murais;

• Ensaios para apresentações;

• Contribuíram com a organização disciplinar no pátio, biblioteca e refeitório;

• Atuaram como monitoras e orientadoras em passeios fora da escola, em datas comemorativas;

• Além de participarem das atividades de planejamento e nas festividades escolares.

É por meio de experiências vivenciadas na prática que os licenciandos se apropriam de estudos científicos e do reconhecimento dos múltiplos saberes pedagógicos, a fim de construírem uma prática direcionada a atender e compreender as suas necessidades de formação. Nesta perspectiva, pressupõe-se que, nesta prática, os futuros profissionais da educação já se sentem como agente de mudança, e sentem a necessidade de buscar novos caminhos, transformar e adequar novas práticas. O PIBID foi um exemplo de teoria-prática para esses futuros professores.

Cristiane Andreia Lopes é professora de Educação Básica I – Ensino Fundamental Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Fernandópolis-SP

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas