OPINIÃO

Artigo: Alfabetização e letramento como mecanismos de transformação social

Artigo: Alfabetização e letramento como mecanismos de transformação social

Por: Prof. Esp. Eligilca Viviani de Oliveira

Por: Prof. Esp. Eligilca Viviani de Oliveira

Publicada há 1 mês

Artigo: Alfabetização e letramento como mecanismos de transformação social

Por: Prof. Esp. Eligilca Viviani de Oliveira

Alfabetização e letramento são palavras muito conhecidas do ambiente escolar e social, principalmente dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, são conhecimentos indissociáveis e caminham lado a lado, uma vez que é a partir daqui, que se constroem as relações com o conhecimento escrito.

O indivíduo, necessita na fase de alfabetização, aprender a decodificar os símbolos da nossa escrita (sistema alfabético) e também compreender aquilo que decodifica, pois vivemos numa sociedade letrada que exige do cidadão a interpretação daquilo que lê, e com isso ir construindo sua autonomia e criando mais experiências em sociedade. 

A criança quando chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental se depara com uma nova forma de educação: mais exigente que necessite que ela coloque todo o seu empenho e dedicação aos estudos para conseguir situar-se no mundo da leitura e da escrita. Neste caminho o papel do professor alfabetizador é fundamental, pois deve proporcionar um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo seguro para que as crianças, em contato com as primeiras letras possam se sentir confiantes neste percurso que se inicia e se estenderá por toda educação básica.

O sistema alfabético de escrita compreende os grafemas e os fonemas onde se faz necessário ouvir primeiro o som das letras para depois escrevê-las. Esse é um trabalho árduo para o professor, colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, visto que é neste momento que o estudante poderá iniciar seu processo de apropriação de tais conteúdos mobilizando-os com outras habilidades amadurecendo, assim, seu percurso escolar.

Um cidadão alfabetizado e letrado, atualmente, é aquele quem se destaca ao ingressar no mercado de trabalho, pois a cada dia que passa mais se é exigido por nossa sociedade uma vez que temos um fluxo cada vez mais intenso e dinâmico de informações. Além disso, tomamos como exemplo os concursos públicos que exigem um grau de escolaridade para ter acesso até mesmo aos cargos com os menores salários.

Diante disto, podemos entender que o processo de alfabetização e letramento é primordial e faz necessário a todo e qualquer cidadão busque uma vida social mais digna, respeitada e valorizada. O estudo é o melhor caminho de ascensão social, trazendo-lhe uma transformação de dentro para fora.

 

Por: Prof. Esp. Eligilca Viviani de Oliveira

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.

últimas