FÚRIA

3 casos de ataques de pit bulls chocam o país, estado e agora a região

3 casos de ataques de pit bulls chocam o país, estado e agora a região

Ferimentos, amputação e até morte em Saquarema, Mogi e Estrela d´Oeste

Ferimentos, amputação e até morte em Saquarema, Mogi e Estrela d´Oeste

Publicada há 1 semana

Na sequência, vítimas de ataques em Estrela d´Oeste, Saquarema e Mogi Mirim. Fotos: Reproduções

Da Redação / Fatos e Destaques

Por: Janete Ribeiro

No último dia 05/04, o caso da escritora Roseana Murray, de 73 anos, que ficou gravemente ferida ao ser atacada por três cães da raça pit-bull, em Saquarema, no Rio de Janeiro, mobilizou o país. Ela está hospitalizada há mais de uma semana e passou por cirurgias de emergência, incluindo a amputação de um braço e uma orelha.  

Na manhã do último sábado, 13/04, em Estrela d´Oeste, uma mulher que não teve o nome e idade divulgada, também foi atacada por DOIS cães da raça pit bull. Ela sofreu ferimentos em várias partes do corpo, sendo os braços mais atingidos. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Estrela D'Oeste.

E em Mogi Mirim (SP), um homem de 31 anos morreu, na manhã deste domingo, 14/04, após ser atacado pelo cachorro dele, da raça pitbull. A vítima estava tendo um ataque epilético no quintal de casa, no Jardim Europa. O ataque foi presenciado por familiares, que pediram socorro. Um guarda municipal, que é vizinho da vítima, pulou o muro e conseguiu tirar o cachorro de cima da vítima. Ele atirou no pit bull, que tentava atacar quem estava por perto. 

Alguns estados brasileiros, assim como São Paulo, contam com legislação específica sobre a circulação de cães ferozes, como pit-bull, fila, doberman e rottweiler. 

O QUE DIZ A LEI?

* Cães ferozes devem ser esterilizados ou castrados aos 6 meses de idade;

* É proibida a circulação de pit-bulls soltos em qualquer local público, incluindo ruas, parques, praias, praças e áreas comuns de condomínios;

* Apenas adultos maiores de 18 anos e com capacidade física e psicológica comprovada podem conduzir pit-bulls em locais públicos;

* É estritamente proibido deixá-los circular livremente;

* O uso de focinheira adequada é obrigatório para pit-bulls em qualquer local público, mesmo quando conduzidos por seus donos;

* O descumprimento prevê multa de até R$ 22,6 mil no Rio de Janeiro e, em São Paulo, apreensão do animal em caso de reincidência.

Essas leis estaduais sobre a posse de pit-bulls e outros cães ferozes proíbem sua circulação solta, porém, embora existam, não são aplicadas e supervisionadas.

últimas