MAIOR FEIRA DE

Escola Cáfaro, pelo 3º ano consecutivo, participará da FEBRACE

Escola Cáfaro, pelo 3º ano consecutivo, participará da FEBRACE

Desde 2015 alunos apresentam na USP, em São Paulo, projetos de Pré-iniciação Científica

Desde 2015 alunos apresentam na USP, em São Paulo, projetos de Pré-iniciação Científica

Publicada há 7 anos

Da Redação


A Escola Estadual Afonso Cáfaro representará mais uma vez as escolas públicas, da região de Fernandópolis, na FEBRACE, que, neste ano, acontecerá entre os dias 20 e 24 de março, no campus da Universidade de São Paulo. A Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia está na sua 15ª edição.


Desde 2015, estudantes da Afonso Cáfaro participam da FEBRACE e, neste ano, estarão representando Fernandópolis e região com dois projetos: Introdução do triturado de pet na produção da massa de construção, desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Barbosa Marcondes e orientado pelo professor Márcio Hernandes; O Jovem Infrator - Impacto do “Toque de Acolher” das estudantes Rebeca Eliana da Silva Carvalho e Mariana Ramos da Silva, orientado pelo professor Juliano Furtado Teodoro.


Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.


O PEI – Programa de Ensino Integral valoriza a educação por investigação em todas as áreas do conhecimento e estimula as práticas experimentais em laboratórios com base nas diretrizes que o fundamentam e proporciona ao estudante a ampliação de suas competências na área de investigação e compreensão, analisando criticamente os diferentes fenômenos, além de levantar hipóteses que os expliquem e propõe iniciativas para mudar a realidade observada. O que é evidenciado na escola durante a FIAC (Feira Interna Afonso Cáfaro) desde 2013 e MOSTRAFER (Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e Região) a partir de 2016.


Como eles chegaram lá?

Existem duas maneiras para estudantes conquistarem seu espaço na FEBRACE. Em Fernandópolis, a 1ª edição da MOSTRAFER (Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e Região) garantiu a Guilherme Marcondes, da Afonso Cáfaro, vencedor na categoria Ensino Médio, a oportunidade de representar a região de Fernandópolis na referida Feira, porém ele não estará sozinho, as jovens pesquisadoras Rebeca Carvalho e Mariana Ramos também da escola Cáfaro enviaram seus projetos para avaliação da comissão organizadora da USP. As estudantes foram selecionadas na modalidade submissão direta e reforçam  a equipe de finalistas da escola fernandopolense.



Equipe Gestora e Professores 



Orientador Marcio, Mariele Cogo, representando a patrocinadora Helen Dias,pesquisador Guilherme, e as coordenadoras da MOSTRAFER, Fernanda e Selma 



Pesquisador Guilherme 



Professor Juliano e as pesquisadoras Rebeca e Mariana  



Pesquisadoras Rebeca e Mariana apresentando o trabalho na FIAC 




últimas