DIVERSÃO

Fernandópolis comemora o 'Dia do Circo'

Fernandópolis comemora o 'Dia do Circo'

Neste sábado, 25, tem apresentação na praça da Matriz, às 10h30; depois, domingo, na praça São Bernardo, às 21h

Neste sábado, 25, tem apresentação na praça da Matriz, às 10h30; depois, domingo, na praça São Bernardo, às 21h

Publicada há 7 anos

SECOM 


Fernandópolis realiza dois eventos neste final de semana para celebrar o Dia do Circo, que é comemorado em 27 de março. Serão dois espetáculos, um no sábado, 25, e outro no domingo, 26.


Neste sábado, 25, haverá o espetáculo “Agora Vai”, da Cia Mais Maior, às 10h30, na praça Joaquim Antônio Pereira (Matriz). Já no domingo, 26, a apresentação é de picadeiro livre, com um coletivo de picadeiro, na Praça São Bernardo, às 21h.


Os eventos são uma realização dos Palhaços de Plantão, Mirabolante Cia, Cia Mais Maior de Circo, Lunátika Trupe e Irmãos Silva, com apoio da Prefeitura de Fernandópolis.


Estas atividades de picadeiro livre são realizadas mensalmente pelos grupos organizadores do evento, a diferença da que acontece desta vez é que ela comemora o Dia do Circo, com o intuito de fomentar, compartilhar, trocar e debater experiências que se utilizam da figura do palhaço e as linguagens artísticas à ele relacionadas, promovendo o acesso democrático a cultura por meio de um picadeiro aberto com contribuição espontânea ao chapéu.



DIA DO CIRCO


Em 27 de março é comemorado o Dia do Circo. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, esse é o dia de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.




Serão dois espetáculos, um no sábado, 25, e outro no domingo, 26






últimas