Da Redação
Uma decisão do TJ-SP, expedida dia 6, garante um prazo de 5 dias para que os defensores do médico Jarbas Alves Teixeira busquem um último recurso, através de embargos, como tentativa final para lhe garantir o direito de permanecer em liberdade. O desembargador e relator do processo, Alberto Anderson Filho, em sessão da 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou provimento à defesa de Dr. Jarbas, sua esposa Sueli Longo Teixeira e Ronaldo Henrique Mota Barbuglio, mantendo suas respectivas condenações de 1ª instância, proferidas pela 2ª Vara Criminal de Fernandópolis. O TJ determinou ainda a expedição de mandado de prisão contra Dr. Jarbas após findados todos os recursos possíveis, o que deverá ocorrer no fim do mês de outubro. Mantida esta sentença do TJ, Dr. Jarbas deverá cumprir uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão e sua esposa Sueli, 10 anos e 8 meses em regime fechado. Já Ronaldo Barbuglio cumpre uma pena de 20 anos. Rodrigo Marcos Sampaio, contratado pelo referido trio para executar, a tiros, o médico Orlando Cândido Rosa em junho de 2013, havia sido condenado a 17 anos e 6 meses de reclusão, mas teve sua pena reduzida a 16 anos e 7 meses no julgamento da semana passada no TJ-SP. Confira o despacho da decisão: "Ao recurso interposto por Rodrigo Marcos Sampaio deram parcial provimento para diminuir sua pena para 16 (dezesseis) anos, 7 (sete) meses e 3 (três) dias de reclusão e aos recursos interpostos por Ronaldo Henrique Mota Barbuglio, Jarbas Alves Teixeira e Sueli Longo Teixeira negaram provimento.
Consolidado o entendimento do Supremo Tribunal Federal, em sessão plenária de 05 de outubro de 2016, daquele que prevaleceu no HC nº 126.292/SP, Rel. Min. Teori Zavascki, no sentido de que, exaurida a possibilidade de tramitação de recursos em segunda instância, ainda que pendentes recursos especial e extraordinário sem efeito suspensivo, possível a determinação de início imediato do cumprimento da pena, determino a expedição de mandado de prisão depois de decorrido o prazo para interposição de recursos ordinários". De acordo com o site do Jornal 4 Cantos - www.jornal4cantos.com.br -, está marcado para o dia 25 de outubro, às 14h30, uma audiência em ação por danos morais movida por Orlando Cândido Rosa contra o médico Jarbas Alves Teixeira, a esposa Sueli e o ex-motorista da Unimed Fernandópolis, Ronaldo Barbuglio. Dr. Orlando Rosa pede R$ 50 mil por danos morais.
Dr. Jarbas era o único envolvido na tentativa de homicídio contra o também médico, Dr. Orlando Cândido Rosa, ainda em liberdade