Josanie Branco

Fernandópolis: a terra que escolhemos

Fernandópolis: a terra que escolhemos

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Publicada há 7 anos

Mais um ano e um legado de novas histórias!  É impossível identificar Fernandópolis só com palavras. Alguns dizem que é uma cidade tranquila, gostosa para se viver, um lugar de gente acolhedora e solidária, já outros insistem em falar que a cidade é pacata, com pouco desenvolvimento e ultrapassada. Pode até ser que algumas dessas denominações, boas ou ruins, se enquadram, mas Fernandópolis é Fernandópolis com sua própria identidade, o lugar que escolhemos e assim sendo temos que nos orgulhar dela, contribuir para seu progresso ao invés de desdenhar suas conquistas. 


Amo Fernandópolis pelos seus contrastes entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. Hoje não mais aquela cidadezinha de antes, é preciso enfrentar um trânsito louco e filas intermináveis em muitos estabelecimentos. Enquanto há regiões lindas, de luxo e glamour, em outros cantos da cidade nos deparamos com a pobreza e a luta pela sobrevivência, porém, essa realidade não nos assusta, isso não é algo exclusivo da nossa terra, mas que atinge todas as cidades. O bonito de ser ver e que muito deve nos orgulhar é a solidariedade da nossa gente. 


Um povo que está sempre pronto a ajudar o próximo, dar um pouco de si pelo bem daqueles que necessitam. A comunidade fernandopolense, através das igrejas, entidades, grupos, clubes de serviços e amigos está sempre empenhada em ações beneficentes, mostrando amor e respeito, nas horas difíceis. Uma cidade onde verdadeiros talentos já se despontaram e ganharam o mundo, gente que aqui nasceu, cresceu a aprendeu os valores da vida. 


Também nos deparamos com escândalos, fatalidades, corrupções, líderes que não honram a posição que ocupam e acabam trazendo decepções, “sujando” o nome de nossa terra, pessoas que passam, deixam marcas e com o tempo são apenas tristes lembranças. Porém, amo Fernandópolis multicultural e multirracial e sua aceitação incondicional e sem preconceito dos que chegam a ela. Um lugar de grandes herois, nomes que ficaram ou ainda ficarão eternizados na memória da nossa gente, pois fazem parte da história de vida desta querida cidade. 


É preciso ter e ser o orgulho desta terra, não apontar àqueles que deixaram de fazer ou fizeram de má fé, mas sim fazer aquilo que está ao nosso alcance e que de fato contribua para que nossa cidade seja cada vez melhor, pois o futuro promissor de uma nação está nas mãos daqueles que acreditam e clamam por melhorias. 


Nesses 77 anos de Fernandópolis, que serão completados amanhã, talvez se fizermos um retrospecto muita coisa poderia ter sido evitada, mudada, ou melhor executada, mas sabemos que voltar ao tempo não é algo que tenhamos permissão ou possibilidades, mas fazer melhor, isso sim cabe a nós, pois cargos públicos passam em poucos anos, mas ser cidadão, isso sim é para a vida toda. É por amor a Fernandópolis que aqui estou e aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e desvantagens. Afinal, só cabe a nós, munícipes, transformá-la em uma cidade melhor.


últimas