DE PAI PRA FILH

Dicas para as mamães não enlouquecerem com a rotina

Dicas para as mamães não enlouquecerem com a rotina

Como lidar com os desafios da maternidade!

Como lidar com os desafios da maternidade!

Publicada há 7 anos



O site da revista norte-americana Parents listou algumas importantes dicas para você praticar e conseguir lidar melhor com os desafios da maternidade. Elas vão ajudar na rotina da família inteira. , estabelecendo limites inteligentes 


1. Assuma o comando. As crianças precisam de limites, que ajudam a compreender e gerir um mundo confuso para elas. Mostre seu amor colocando limites para que seus filhos possam explorar e descobrir as suas paixões com segurança. 


2. Não corte as asas do seu filho. A função do seu pequeno na vida é ganhar independência. Então quando ele tiver capacidade de guardar os brinquedos sozinho, limpar o prato ou se vestir sozinho, deixe. Dar responsabilidades é bom para a autoestima. 


3. Não tente consertar tudo. Dê a chance para que as crianças possam encontram suas próprias soluções. 


4. Lembre-se de que disciplina não é punição. Impor limites é realmente ensinar como as crianças precisam se comportar no mundo. 


5. Escolha suas batalhas. As crianças não conseguem absorver todas as regras. Não discuta sobre coisas pequenas como escolhas de moda, por exemplo a camiseta que ele quer usar. Foque nas coisas que realmente importam. 


CRIE SEU PRÓPRIO TEMPO DE QUALIDADE 


6. Brinque com seus filhos. Deixe eles escolherem a atividade e não se preocupe com as regras. Apenas divirta-se. 


7. Leia livros juntos todos os dias. Comece quando ele ainda for recém-nascido, pois os bebês adoram ouvir os sons de seus pais. Essa é uma experiência legal para vocês dois que vai prepará-lo para gostar de ler no futuro. 


8. Reserve um tempo especial no dia. Deixe seu filho escolher uma atividade para vocês fazerem juntos por 10 ou 15 minutos sem interrupção. É um ótimo jeito de demonstrar amor. 


9. Encoraje tempo com o pai frequentemente e desde cedo. 


10. Crie lembranças afetivas. Seu filho não vai se lembrar de muita coisa que você disser, mas vai se recordar dos rituais de família que vocês faziam juntos. 


11. Seja o modelo que seus filhos merecem. As crianças aprendem assistindo seus pais. Mostrar respeito e bom comportamento é melhor do que falar para eles fazerem. 


12. Confesse seus erros. Essa é a melhor maneira de mostrar aos seus filhos quando e como eles devem se desculpar. 


13. Tenha uma vida mais verde. Mostre para as crianças alguns jeitos simples de cuidar do meio ambiente. Desperdice menos, recicle mais, reutilize. 


14. Diga sempre a verdade. É como você gostaria que as crianças se comportassem, certo? 


15. Demonstre afeto por seu parceiro na frente das crianças. Seu relacionamento é o primeiro exemplo que seus filhos terão. 


16. Respeite as diferenças. Você e seu companheiro devem se apoiar, mas entender que têm modos diferentes de pensar. 


SAIBA O MELHOR JEITO DE ELOGIAR 


17. Dê elogios apropriados. Em vez de dizer “Você é ótimo”, tente ser mais específico a respeito dos feedbacks positivos que seu filho precisa ouvir. 


18. Comemore as coisas boas. Quando você notar que seu filho fez uma coisa boa ou prestativa, deixe ele saber como você se sente. É uma forma de reforçar o bom comportamento. 


19. Espalhe para a família. O elogio pode ser mais efetivo quando seu filho ouvir vo
cê falando dele para o pai, a avó ou o avô. 


20. Não aceite desrespeito. Nunca permita que seu filho seja rude ou diga coisas que possam ferir você ou outras pessoas. Se isso acontecer, seja firme e diga que não vai aceitar esse tipo de comportamento. 


ATOS SIMPLES QUE MUDAM A VIDA DO SEU FILHO 


Explique para o seu filho sobre os valores mais importantes para você. Crie crianças gratas, mostre como se tornar um cidadão responsável. Encontre maneiras de ajudar o próximo durante o ano inteiro. Fale sobre o que significa ser uma boa pessoa. Comece cedo: quando ler histórias antes de dormir, pergunte quais são os bons e os maus personagens e por quê.

últimas