Josanie Branco

Ser sábio

Ser sábio

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Publicada há 7 anos

Escrever meus artigos é sempre um gostoso desafio. A cada semana me vejo pensando num tema para abordar e qual a melhor explanação a ser feita do conteúdo escolhido. Nem sempre é fácil, mas é algo prazeroso e que me faz reservar um tempinho, em meio as minhas tarefas rotineiras, para sentar a frente do computador e falar um pouco de mim, dos meus pensamentos e sentimentos.
 Muitos temas já explanei, tantas histórias reais e até imaginárias já escrevi e com elas aprendendo a cada dia ser alguém melhor, mais generosa, menos egoísta, mais humana e sábia.
 

Afinal, por mais que tentamos nos aperfeiçoar como pessoas sensatas, íntegras e equilibradas, por vezes não conseguimos e acabamos fugindo, ou meio que desviando do nosso propósito, acabamos errando e pecando diante os percalços da vida.
 

Ter sabedoria, sem dúvida é uma tarefa nada fácil, embora seja o anseio de muitos, assim como o meu.
 

Ser sábia é hoje meu maior desejo, saber agir em todas as circunstâncias, sejam elas boas ou não, é sem dúvida um dos maiores desafios da humanidade, afinal é fácil sorrir, crer e dar júbilos  quando tudo vai bem. Mas em meio à escuridão, na hora da luta, das limitações, tropeços e dores as coisas mudam e por vezes nos falta a sabedoria necessária para agir. Consequentemente começamos neste período um processo de sucessivos erros e fracassos, que certamente seriam evitados se agíssemos comsabedoria, com discernimento e a presteza necessária.

Conhecedora da minha fragilidade humana e da minha pequinês, decidi não mais tomar decisões precipitadas, não fazer aquilo que sou movida a acreditar ser o melhor no momento de minha euforia ou pelo impulso, mas sim esperar pelo tempo certo de todas as coisas.


Todos os dias, ao acordar, não peço nada grandioso a Deus, apenas elevo meus pensamentos e minha voz ao alto para clamar por sabedoria em abundância. Sabedoria no falar, no pensar e no meu agir, pois sei que somente os sábios conseguem encontrar e vivenciar a verdadeira paz e o entendimento necessário para se viver bem nesse mundo cheio de entraves, dores, injustiças e medos. Só a sabedoria faz de nós pessoas sensatas, prudentes e nos aproxima do Criador.
 Que todos nós busquemos viver em comunhão, em oração e pautados nos sentimentos, ações e gestos que nos propiciem a felicidade mútua e duradoura. Virtudes e benefícios que só alcançaremos sendo genuinamente sábios e cheios do amor de Deus.


“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.” Augusto Cury

últimas