DECIDIDO

David Uip garante que unidade em Fernandópolis não vai fechar

David Uip garante que unidade em Fernandópolis não vai fechar

Publicada há 7 anos


Por Jorge Pontes


Se depender das palavras do secretário de Saúde, David Uip, a população de Fernandópolis pode ficar despreocupada com o fechamento da unidade do hospital do Câncer de Barretos em Fernandópolis. Na tarde de hoje, autoridades de Fernandópolis e região, além dos membros do movimento “Não Vai Fechar” se reuniram com secretário na sede da DRS-XV de São José do Rio Preto, onde ficou acordado com representantes da Fundação Pio XII, mantenedora do HC, que a unidade em Fernandópolis não cessará os trabalhos, ratificando a informação da Secretaria da Saúde, que envio uma nota sobre o caso na segunda-feira (20).


 “Não vai fechar e ponto. Ou assumem ou já tenho a OSS para dar atendimento ao serviço”, disse David Uip, que intimou a Fundação Pio XII a dar uma resposta em no máximo 30 dias.


 Caso mantenha a decisão de fechar a unidade em Fernandópolis, os trabalhos serão retomados pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis, de Jaci.

O jornalista e membro do movimento “Não Vai Fechar” garantiu que a cobrança pelo centro cirúrgico para pequenas cirurgias. “Isso é primordial, não vamos perder a oportunidade de tê-lo funcionando, assim como a manutenção dos exames sem prejuízo a Fernandópolis”, disse Cássio.


 Quando um representante da Pio XII questionou o secretário sobre qual o posicionamento Do governo paulista em relação à ajuda financeira ao hospital ele foi categórico ao responder “isso é problema meu”.



 Além de membros da Associação de Amigos de Fernandópolis, da AVCC, dos vereadores André Pessuto, Gilberto Vian, Gustavo Pinato, Salvador de Castro, Rogerio Chamel, Humberto Machado e Chico Arouca, a prefeita Ana Bim também esteve presente com o deputado federal Fausto Pinato, os prefeitos de Rio Preto Waldomiro Lopes e Macarrão, de Mira Estrela. O deputado Itamar Borges também compareceu e participou da reunião, assim como o votuporanguense Carlão Pignatari “deu uma passada”, mas não ficou até o fim da reunião.


Os líderes do movimento “Não Vai Fechar”, Cícero Faustino e Cássio Araújo lembraram de agradecer toda a imprensa regional, que segundo o secretário Davi Uip foi fundamental para mostrar o quão catastrófico seria o fechamento anunciado pelo presidente e proprietário da Fundação Pio XII, Henrique Prata.


A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

A associação já atua no gerenciamento de unidades de saúde no interior paulista, como os hospitais estaduais e os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de São José do Rio Preto (SP) e de Presidente Prudente (SP), por meio de  contratos de gestão firmados com a secretaria.


Segundo a Secretaria de Saúde, a Associação Lar São Francisco disse ter condições de assumir a unidade de Fernandópolis imediatamente, e com o compromisso de que não haverá alteração no quadro de funcionários ou interrupção no atendimento prestado à população. Também ficou acertado que não haverá qualquer repasse de verba, já que a unidade tem pedido de credenciamento de serviços junto ao Ministério da Saúde.





últimas