INOVAÇÃO

Teste do pezinho passa a valer para tirar RG com tipo sanguíneo

Teste do pezinho passa a valer para tirar RG com tipo sanguíneo

Informação sobre o tipo do sangue na Carteira de Identidade passou a valer neste mês de junho

Informação sobre o tipo do sangue na Carteira de Identidade passou a valer neste mês de junho

Publicada há 7 anos



Da Redação 


O teste do pezinho (Teste de Guthrie) também passa a ser aceito como documento para incluir o tipo sanguíneo no RG de crianças de até dez anos. A informação sobre o tipo do sangue na Carteira de Identidade passou a valer neste mês de junho. Inicialmente, eram aceitos apenas laudos oficiais de laboratórios com data de até dez anos ou carteira oficial de doador.


O teste é um exame laboratorial simples feito para detectar doenças congênitas, relacionadas a distúrbios do metabolismo e infecções no recém-nascido. Como o exame não identifica a criança pelo nome, pois é feito na sala de parto, o número do registro de nascido vivo da criança precisa constar na Certidão de Nascimento. Também é necessária a assinatura e o carimbo de médico (biomédico, pediatra ou obstetra).


A inclusão do tipo sanguíneo na Carteira de Identidade vem se mostrando especialmente importante para cidadãos com problemas de saúde, que precisam frequentemente da informação. E também por pessoas que já sofreram acidentes ou cirurgias e reconhecem a importância de uma resposta rápida à pergunta sobre o tipo sanguíneo.


Agora, pais que chegam com filhos recém-nascidos também estão passando a pedir a inclusão do tipo sanguíneo no documento dos filhos, quando são informados de que o teste do pezinho também pode ser usado como comprovante.

Atualmente, os 71 postos Poupatempo no Estado de São Paulo atendem a cerca de 18 mil pedidos de RGs por dia, sendo 4 mil de primeira via e cerca de 14 mil segundas vias. A média mensal este ano está em torno de 130 mil RGs.


O percentual dos que pedem a inclusão do tipo sanguíneo no documento ainda está bem abaixo de 5% do total, segundo estimativas dos administradores. A maior parte dos cidadãos que procuram o Poupatempo desconhece a novidade e a maioria dos que pedem para incluir o tipo sanguíneo já estão com o exame de sangue em mãos ou em casa.


A NOVA INCLUSÃO


A inclusão do tipo sanguíneo no RG foi anunciada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último dia 6 de junho.  Para incluir a informação do documento, o interessado precisa apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também é aceita a carteira oficial de doador de sangue.


Uma vez incluída a informação no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos da data de expedição do último documento.


Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.


Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo aplicativo SP Serviços para celulares e tablets. O agendamento também pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou Disque Poupatempo (0800 772 3633 - para telefones fixos - ou 0 operadora 11 2930 3650 - para ligações de celulares). Nesses canais, também é possível obter todas as informações sobre documentos necessários para atendimento, taxas, prazos, serviços prestados pelos postos, endereços e horários de atendimento.

últimas