CULTURA E EDUCA

'Livros Livres' ampliará ações no segundo semestre

'Livros Livres' ampliará ações no segundo semestre

Projeto objetiva colocar em evidência a importância da leitura através da distribuição gratuita de livros

Projeto objetiva colocar em evidência a importância da leitura através da distribuição gratuita de livros

Publicada há 7 anos


Livros são separados por gênero e passam por reparos antes das doações



Por Josanie Branco


O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. A leitura melhora o aprendizado, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas. 


Com base nas muitas qualidades que a leitura traz aos cidadãos, está em vigor desde o ano de 2014 em Fernandópolis, o projeto “Livros Livres”, que tem como principal proposta é um transformar a maneira das pessoas se relacionarem com os livros, colocando em evidência a importância da leitura. 

Com uma pausa neste período de férias, o projeto já está sendo preparado com novidades para o segundo semestre deste ano. Criado pela escola Afonso Cáfaro, em parceria com o PIBID – FEF, o “Livros Livres” passa a contar com o apoio e inventivo de novas instituições.


 Objetivando a difusão de leitura, tanto dentro da escola como na comunidade,  o “Livros Livres” é coordenado pela professora da Sala de Leitura da escola, Gisele Barros, que recebe doação de diversos exemplares, tanto da comunidade como dos próprios alunos da escola. Após a captação de livros, a equipe de voluntários do PIBID faz  os reparos, caso necessário, para que os livros possam novamente ser instrumento de leitura para demais cidadãos em feiras e exposições, onde são distribuídos gratuitamente.



Ação realizada na praça contou com grande público



PARCEIROS


Desde sua implantação no município, o projeto vem ganhando novos adeptos e parceiros dia a dia. Atualmente, instituições como a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis e o Asilo São Vicente de Paulo são pontos de distribuição dos livros.
 A primeira ação externa do projeto em 2016 ocorreu no mês de maio, na Praça da Matriz, antecedendo do Dia das Mães com a distribuição de livros e entrega de bombons às mamães que acompanhavam seus filhos na feira. Na ocasião, mais de 200 livros foram retirados pelo público leitor da cidade. “Esses resultados mostram o interesse da população em leituras diversificadas. Muitas pessoas participaram conosco, foi um grande evento e que mostrou que estamos no caminho certo”, comentou Gisele.  Para o retorno às aulas, a professora Gisele garante que o projeto voltará ainda mais dinâmico e toda população pode ser colaborada dessa ação, através da doação de livros.  Para participar, basta entrar em contato com a escola Afonso Cáfaro nos telefones 3442-1506 ou 3463-1236.



Grupo de voluntários do projeto “Livros Livres” 



últimas