VALEU A PENA

Fernandopolense estreia com camisa do São Paulo, mas não evita derrota

Fernandopolense estreia com camisa do São Paulo, mas não evita derrota

Publicada há 7 anos

Centroavante precisou até voltar até a defesa para ajudar os companheiros; no destaque, ao lado de Thiago Mendes e Lugano



Por Jorge Pontes


 Agora sim pode se dizer que Fernandópolis novamente tem um jogador de futebol profissional na elite do futebol brasileiro. Com destaque nas categorias de base, sendo artilheiro do São Paulo no Campeonato Brasileiro Sub-20, o fernandopolense Pedro Bortoluzo, 20, enfim ganhou uma chance na equipe principal do tricolor paulista, na derrota da equipe neste domingo (24), diante do Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre.


 O jogador que já havia sido relacionado uma vez pelo técnico Edgardo Bauza, na estreia contra o Botafogo, fora de casa, desta vez não apenas figurou a lista de suplentes como também entrou na partida, fazendo sua estreia oficial. Sem muitas opções ofensivas após as perdas de Calleri e Alan Kardec, o treinador ficou apenas com o recém-contratado Gilberto como centroavante, já que ainda não pode contar com o novo reforço Andrés Chavez, que veio do Boca Juniors na semana passada.
 Assim, chamou o centroavante fernandopolense para aumentar o poderio ofensivo da equipe, que se dependesse da classificação dos melhores ataques da competição estaria na zona da degola. O tricolor está a frente apenas dos ataques do lanterna America-MG, do Figueirense e do Fluminense.

 Embora Gilberto estivesse bem na partida, com o placar adverso, o técnico argentino optou por colocar Kelvin, que ficou um mês fora da equipe após lesão na coxa. Assim, acabou deslocando o apagado Centurión para o comando do ataque. No entanto, o jogador não lembrou nem de longe “aquele Centurión” que atuou como centroavante na vitória contra o Toluca-MEX, nas oitavas de finais da Libertadores, quando até marcou um belo gol. Com isso, aos 32 minutos da segunda etapa, Él Patón resolveu apostar no brilho do jovem são-paulino para buscar ao menos o empate contra os gaúchos.


 Porém, para atrapalhar ainda mais as coisas, em uma carrinho infantil do lateral Mena, que foi expulso, o tricolor encontrou ainda mais dificuldades para marcar um gol. Com Kelvin pouco inspirado, Michel Bastos visivelmente cansado e Weslei totalmente pífio no jogo, Pedro foi pouco acionado e não conseguiu sequer um arremate.

Momento da expulsão de Mena; Logo atrás do chileno, preocupação fica estampada no rosto de Pedro que acabara de entrar no jogo



A equipe finalizou apenas oito vezes enquanto o adversário chegou com perigo por 26 vezes. Embora não tenha sido a estreia sonhada por Pedro, a aposta feita pelo técnico argentino mostra que o garoto já ganhou a confiança do treinador que deverá dar novas chances ao garoto.

 Com a expulsão de Mena, empatar ficou mais complicado para o tricolor e Pedro ficou isolado



Na posição de Pedro, o tricolor não tem tido sucesso com suas joias da base. Após Roni, Henrique, que inclusive atuou ontem com as cores do Grêmio, João Paulo, Ademílson, Ewandro e Joanderson o fernandopolense tem tudo para mudar a história.


 Com a derrota para o Grêmio o São Paulo estacionou na 9ª colocação com 22 pontos. Já os gaúchos subiram para a 3ª posição, alcançando a mesma pontuação do vice-líder Corinthians.
 Na próxima rodada, o tricolor recebe a Chapecoense no Morumbi. O time deve contar com a estreia do centroavante Chavez, o que colocará um ponto de interrogação na cabeça de Bauza. A equipe terá a disposição para o comando de ataque Gilberto, Centurión, Kelvin, Luís Araújo e Pedro Bortoluzo.


No aeroporto, em Porto Alegre, jogador aparece apreensivo com assédio dos torcedores aos medalhões da equipe


 


Jogador não passou ileso do tradicional batismo, pelo qual os novatos são submetidos pelos demais companheiros







últimas