PRIMEIRO NA HIS

Judoca fernandopolense é convocado para os Jogos Rio 2016

Judoca fernandopolense é convocado para os Jogos Rio 2016

Publicada há 7 anos

Por Jorge Pontes 


Fernandópolis de fato anda bem das pernas no esporte. Nesta semana fora destacado por este portal online e pela edição impressa de “O Extra.net” a ascensão do jovem fernandopolense Pedro Bortoluzo, 20, centroavante do São Paulo F.C. Agora, com exclusividade “O Extra.net” teve acesso ao documento oficial de convocação para a seleção olímpica de Judô do fernandopolense Rubens Inocente Filho, 28.


O judoca, que atualmente defende a equipe Esporte Clube Pinheiros, nasceu em Fernandópolis, porém se mudou para a capital paulista logo aos 14 nos. Com uma lista extensa de medalhas, ele foi escolhido pelo Departamento Técnico de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô, na função de atleta apoio, para o treinamento de aclimatação e para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que será realizado teve início no domingo, 24, e vai até 13 de agosto. A competição ocorre de 5 a 21 de agosto, porém os embates do Judô serão realizados de 6 a 12 de agosto, na Arena Carioca 2, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.


Declaração de convocação enviada a Rubinho



 Com a convocação, Rubinho entra para a história de Fernandópolis como primeiro atleta da cidade a integrar uma seleção olímpica. Como se não bastasse, no esporte brasileiro mais vitorioso em Olimpíadas. São 19 pódios, sendo três ouros, três pratas e 13 bronzes.


Como país-sede, o Brasil tem vaga garantida em todas as categorias de peso nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Rubens Filho compõe na categoria Meio Pesado (até 100kg), a qual tem como atleta titular Rafael Buzacarini.
 Rubinho contou com exclusividade detalhadamente como foi os bastidores da convocação inédita.


Rubinho (à dir.) é da mesma equipe de Tiago Camilo, detentor de duas medalhas em Olimpíadas, uma de prata em Sidney (2000) e uma de bronze em Pequim (2008); Tiago tem presença confirmada nos Jogos Rio 2016



 “Creio que fui convocado pela constância em meus resultados tanto de treino como de competições. Quando recebi a notícia – da convocação- foi como tirar o peso do mundo das costas, pois antes da convocação oficial tivemos algumas concentrações e na penúltima, realizada em Pindamonhangaba, o supervisor da delegação havia avisado que quem fosse convocado para o último treinamento, que no caso foi em Salvador-BA, seria a equipe que viajaria para os jogos junto aos titulares que naquela altura já tinham sido anunciados. Nessa convocação meu nome não estava. Enfim, terminou a concentração voltei para São Paulo me apresentei ao E.C Pinheros, dei continuidade aos treinamentos e na semana que estava ocorrendo a última concentração lá em Salvador houve uma reunião já com a convocação oficial para o Rio 2016, onde constava meu nome. Daí um grande amigo que estava presente na reunião me avisou por mensagem. Quando soube pensei no meu pai, na minha mãe e no sensei Mazinho (Osmar Feltrin) da Associação de Judô de Fernandópolis. É a concretização de um trabalho da vida toda e ainda assim não estava acreditando, até um dos assessores da CBJ - Confederação Brasileira de Judô me ligar e dizer que estava sendo convocado e que me enviaria um e-mail  explicando tudo”, contou ele.


Experiente, com passagens pelas equipes de São Bernardo, Criciúma, São Caetano e Palmeiras, Rubinho espera que a convocação possa servir como motivação para os jovens fernandopolenses. “Espero ser apenas a porta para que surjam muito mais fernandopolenses. Minha cidade natal pode esperar de mim o mesmo que me cobro todos os dias: ‘independente da situação que eu me encontrar, não me darei por vencido e nem por satisfeito; sempre me sobrará raça para buscar o que ainda não conheço”, destacou o judoca, que neste domingo (24) recheou ainda mais seu currículo com duas medalhas de ouro, nos Jogos Regionais de Araçatuba, onde representou a equipe de São José dos Campos.


Judoca exibe as duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Regionais de  Caraguatatuba, onde representou a equipe de São José dos Campos



Além da vitória nos Jogos Regionais, individual e por equipe, em 2016 ele venceu tudo que disputou. Foi campeão de todas as competições que disputou, a Copa São Paulo, em que participam equipes de todo país e do exterior e o Campeonato Sul-Brasileiro. Vale ressaltar que a credibilidade do atleta é tamanha, que São José dos Campos contratou o atleta para disputar a categoria Absoluto nos Jogos Regionais, a qual não há limite de peso. Embora pese 98kg, ele conseguiu a medalha de ouro em meio a atletas, teoricamente mais fortes.

 O fernandopolense ainda acumula conquistas expressivas como tricampeão do Gran Prix nacional, tetracampeão paulista, bicampeão do troféu Brasil, bicampeão Brasileiro e 5º colocado no Grand Slan de Judô.

JUDÔ RIO 2016

 A equipe olímpica feminina será formada por Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Todas essas atletas têm, pelo menos, uma participação em Jogos Olímpicos no currículo.

 O time masculino contará com os judocas Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg).


Confira o conteúdo do e-mail enviado pela CBJ:


“Prezados Atletas, Técnicos e membros da Comissão Técnica...
 

Se você tem essa mensagem nas mãos, é por uma razão especial: você foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para formar e apoiar a seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. 


IPPON PARABÉNS!


Nós contamos com você para uma leitura atenta a todos os itens de nossa missão.
 Inclusive sua passagem que segue em anexo, caso não for do Rio de Janeiro.”

últimas