Editorial

Cuidado redobrado sobre duas rodas

Cuidado redobrado sobre duas rodas

Atenção motociclista!

Atenção motociclista!

Publicada há 7 anos

Andar de moto é uma paixão compartilhada por muitas pessoas. Sensação de liberdade e o prazer de sentir o vento batendo no corpo são alguns dos sentimentos destacados por quem gosta de utilizar o veículo. Mas os riscos também são bem conhecidos: motociclistas são bem mais vulneráveis que condutores de quaisquer outros veículos que trafegam nas ruas das cidades e nas estradas.


Levantamento mais recente divulgado pela Líder, administradora do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), aponta que mais da metade das indenizações por acidentes de trânsito são pagas a motociclistas. Isso apesar de as motos representarem apenas 27% da frota de veículos no país. Os dados apontam, ainda, que em aproximadamente 8 de cada 10 casos, as vítimas são homens.


Muitos fatores levam à opção pela motocicleta, além do prazer de pilotar: menor custo de aquisição e manutenção, menor consumo de combustível e o trânsito cada vez pior nas grandes cidades que torna essa uma alternativa mais rápida nos deslocamentos.


Conforme o tempo passa, a frota de veículos, principalmente a de motocicletas, aumenta em todo brasil. No trânsito, o aumento deste número aliado a imprudência dos motoristas são fatores crescentes de acidentes, os motociclistas são os mais vulneráveis a serem vitimas. Por tanto, cuidados básicos por parte dos motoristas são necessários para que haja um aumento da segurança. Estudos mostram que o risco de morrer em um acidente de moto é 20 vezes maior do que em um automóvel e essa probabilidade sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete.


Diante disso, a adoção de cuidados simples diminui o risco de o motociclista se envolver em ocorrências ou sofrer danos mais sérios. A maior parte dos acidentes ocorre por falta de atenção e excesso de velocidade. Por isso, além de ser uma exigência da lei, respeitar os limites das vias e sinalizar qualquer tipo de manobra com antecedência são condutas fundamentais. Outro comportamento comum à maioria absoluta dos motociclistas é trafegar no meio dos veículos, o que ainda é uma questão polêmica. Esse comportamento é perigoso e deve ser evitado.  Outra medida que reduz os riscos ao condutor de motocicletas é evitar sair em dias de chuva. Além de prejudicar a visibilidade, até mesmo porque o capacete fica molhado e embaçado, a pista molhada aumenta muito o risco de derrapagem e oculta falhas na pista, como buracos.


Contudo, o motociclista não é um número! Ou seja, por trás de estatísticas negativas relacionadas às motos existem também pessoas que se preocupam, sim, com a segurança, que trabalham, que se divertem com o veículo sem prejudicar ninguém. Enfim, existe uma cultura que na maioria das vezes permanece oculta no noticiário cotidiano, mas que hoje, 27 de julho, amantes da atividade, motoclubes, empresas, entre outras entidades, comemoram o Dia do Motociclista.


últimas