POR QUE A DEMOR

Atraso no credenciamento de Hospitais do Câncer é investigado pelo MPF

Atraso no credenciamento de Hospitais do Câncer é investigado pelo MPF

Verba do SUS ainda não foi liberada; Tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria Estadual da Saúde terão que esclarecer a real situação dos centros oncológicos de Fernandópolis e Jales

Verba do SUS ainda não foi liberada; Tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria Estadual da Saúde terão que esclarecer a real situação dos centros oncológicos de Fernandópolis e Jales

Publicada há 7 anos


Vista de uma das alas da unidade do Hospital do Câncer de Fernandópolis



Por João Leonel


Através de sua Assessoria de Comunicação, o Ministério Público Federal de Jales informou que foi instaurado um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde dos centros de tratamento contra o câncer de Fernandópolis e Jales. A demora no cadastro tem causado enormes dificuldades financeiras às unidades médicas ligadas ao Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional em oncologia, gerando, inclusive, impacto negativo no número de pacientes atendidos na região. Sem a formalização do vínculo com o SUS, os hospitais não podem receber verbas públicas e continuam dependendo exclusivamente de doações e iniciativas para arrecadação de fundos. O problema levou o Hospital do Câncer de Barretos a cogitar o fechamento da unidade de Fernandópolis, que atende pacientes de 95 municípios. 


A direção do HC, no entanto, reavaliou a situação e anunciou a continuidade dos serviços após promessas “de que ao menos um dos hospitais será credenciado em breve”. Mas esse “em breve”, prometido pessoalmente a Henrique Prata, diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos, pelo presidente interino Michel Temer, nunca chega. Tal impasse gerou uma grande mobilização da sociedade civil organizada nos municípios afetados, o que pressionou a classe política. No entanto, nada de concreto foi feito até agora. Ainda de acordo com o MPF, o procurador da República José Rubens Plates, responsável pelo inquérito, expediu ofícios ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para que esclareçam qual a situação do credenciamento dos dois hospitais. O que mais chama a atenção no comunicado do MPF de Jales é a seguinte assertiva: “Informações preliminares indicam que tanto a União quanto o Estado têm provocado atrasos no processo de habilitação das unidades (junto ao SUS)”.




PRAZO PARA ESCLARECIMENTOS

Os governos federal e estadual têm até 10 dias a partir do recebimento dos ofícios – encaminhados nesta terça-feira (26) –, para providenciar o envio dos dados ao Ministério Público Federal. Vale ressaltar que o Hospital do Câncer de Barretos é um dos maiores centros de combate à doença no Brasil.


FAZENDO A DIFERENÇA

No ano passado, só na unidade de Jales, foram realizados mais de 380 mil atendimentos ambulatoriais e quase 08 mil cirurgias. Já em Fernandópolis, onde a unidade foi inaugurada em 2013, 35 médicos e mais de 300 funcionários já atenderam a mil pessoas por dia, em média, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para realização de exames preventivos de cólo de útero, câncer de próstata e de mama. Cerca de 40 mamografias e 35 ultrassons chegaram a ser realizados diariamente, além de 20 biópsias por semana.

últimas