INICIATIVA

Educação municipal participa de campanha de doação de sangue

Educação municipal participa de campanha de doação de sangue

Publicada há 7 anos


Assessoria de imprensa 


A Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis aderiu à campanha “Pai Herói”, que incentiva a doação de sangue no Hemocentro da cidade. A intenção é envolver profissionais da área e pais dos alunos nesta importante ação.


A iniciativa “Pai Herói” é uma parceria da Maurício de Sousa Produções com a Coordenação Geral de Sangue e Hemocomponentes, do Ministério da Saúde, e da Fundação Hemominas. Juntos, as instituições criaram a cartilha “Pai Herói”, que traz “seu Cebola e sua família” como protagonistas da história. A iniciativa também conta com um filme de cinco minutos: “A Turma da Mônica e a Doação de Sangue”.

O objetivo é esclarecer crianças e jovens sobre a importância e necessidade da doação para o atendimento a demanda de transfusões do país, na busca constante pelo suprimento regular de sangue na rede hospitalar.



Para Fernandópolis, a iniciativa veio por meio das mãos de Cláudio José dos Santos Azevedo, grande incentivador da doação de sangue no município.

 “A minha intenção é orientar as crianças a levar seus pais a doarem sangue no Hemocentro. Vamos começar pela escola João Garcia Andreo, depois queremos levar a proposta para outras unidades de ensino”, disse Cláudio.

No final de junho, a proposta foi apresentada aos diretores das escolas e ficou definido que o trabalho começasse pela escola Andreo. No dia 9 de agosto, haverá uma apresentação do projeto aos pais.


Também como parte da ação, cerca de 20 profissionais da escola Andreo estarão no Hemocentro na sexta-feira, dia 29, para doação de sangue. Incentivados por Cláudio Azevedo, na quarta-feira da semana passada, outras 18 pessoas da equipe responsável pela varrição das ruas da cidade estiveram no Hemocentro para doação de sangue.


Atualmente, o Hemocentro de Fernandópolis coleta cerca de 600 bolsas de sangue ao mês, o número mínino para a sua manutenção. Para a que a unidade seja auto-suficiente são necessárias 1.200 bolsas ao mês.

As pessoas interessadas em doar sangue devem procurar o Hemocentro, localizado na Rua Santista, número 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. Mais informações no telefone (17) 3442-5544.

 

Orientações ao doador

Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. O menor de idade deve estar acompanhado do responsável.

Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.

Ter mais de 50 quilos para os homens e mais de 51 quilos para as mulheres.

O intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, com no máximo três doações ao ano para as mulheres; e 60 dias com no máximo quatro doações ao ano para os homens.


últimas