
Ato foi realizado na sala de imprensa do Paço Municipal
Por Jorge Pontes
Agora há pouco a Prefeitura realizou o ato da renúncia formal do conselho administrativo da AZPEF – Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis, procedimento necessário que antecede a assinatura do termo de transmissão com encargos para a Construmil Construtora e Terraplanagem das ações da AZPEF, vencedora da licitação, que irá executar o projeto da ZPE Paulista.
Logo mais às 14h, será realizada a assinatura do termo de transmissão de encargos e posse das ações para a empreiteira, que agora oficialmente será responsável pela ZPE de Fernandópolis.
Na presença dos proprietários da Construmil, Mauro e Franciscode Oliveira empresa com sede em Goiânia que, inclusive, já efetuou o depósito do valor ofertado pelas ações, e de Acássio José, integrante do fundo de investimento, propulsor da parceria entre o grupo de investimento Chinês e a Prefeitura de Fernandópolis, o então presidente da AZPEF, o vice-prefeito José Carlos Zambon agradeceu os conselheiros e também à imprensa. “Hoje é um dia importantíssimo para a cidade e região. Graças ao empenho da Prefeitura chegamos a essa conquista. Foi um trabalho árduo de dois anos e quatro meses junto com vocês conselheiros. Nessa caminhada tivemos a ajuda de Deus e desses nossos parceiros que vieram para contemplar a execução e implantação da tão sonhada ZPE Paulista. Quero agradecer ainda a imprensa da cidade que tanto nos ajudou. Foi complacente quando não podia falar nada e nos deram tranquilidade. Depois, na hora certa divulgaram e mantiveram o posicionamento favorável que a imprensa de Fernandópolis sempre teve”, destacou Zambon que finalizou sua fala dizendo que "aqui não tem separação, tem o início de uma união".
Acássio, que será o novo presidente da administradora, lembrou que o grupo chinês tem uma política bastante humanitária e que sempre prega "começar de dentro para fora", dando oportunidade primeiros aos empresários de Fernandópolis, independente do tamanho e do que produzem.
A partir da assinatura e do registro da transferência na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), começa a contar o prazo de 90 dias para que a área de 64 alqueires seja adquirira e incorporada ao patrimônio da AZPEF.
Como parte da documentação para habilitação do processo licitatório, a Construmil apresentou garantias de capacidade financeira que somam R$ 30 milhões. O valor é suficiente para a compra do terreno e a primeira fase do projeto.
A nova administradora da ZPE deverá dotar a área de toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento e licencia-la junto aos órgãos competentes. Como poder concedente, a Prefeitura ficará responsável por fiscalizar o andamento do projeto e o cumprimento das metas previstas no edital. Além de não arcar com os custos para a implantação, o município receberá anualmente 2% do lucro líquido da empresa administradora.