Josanie Branco

Viva com excelência!

Viva com excelência!

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Publicada há 7 anos

Não espere reconhecimento dos seus feitos. Faz bem quando acontece, mas o que

realmente nos sustenta

é a consciência em paz”.


Li esta célebre frase do Pe. Fábio de Melo enquanto em pesquisava um assunto para meu artigo. Confesso que no mesmo instante senti um profundo desejo de escrever sobre esse tema, afinal quem de nós um dia já não esperou por aquele reconhecimento que ainda não veio e que talvez não venha nunca por parte dos homens?

Nós, como seres humanos, temos a tendência de esperar o reconhecimento e quando isso não acontece, ficamos chateados, frustrados, enfim, achamos que abusaram da nossa boa vontade.

As expectativas pesam, elas são como fardos, jugos que carregamos em nossas costas, porque elas nos atrasam, nos seguram, nos embaraçam na caminhada. As expectativas frustradas podem nos parar, e, na verdade, é o que tem acontecido com muita gente, até mesmo fieis a Deus.

Muitas vezes nos sentimos desanimados, pois ninguém vê o que fazemos, ninguém nos dá um elogio ou reconhece o quanto estamos nos esforçando em fazer algo.

Por exemplo, esperar reconhecimento por um trabalho bem executado, é um dos grandes erros que podemos cometer.  As pessoas que ocupam posições de destaque não estão acostumadas a elogiarem ou reconhecerem trabalhos alheios, portanto, é bem provável que você não receba nenhum tipo de reconhecimento no dia adia. O que realmente precisamos entender é que não devemos ser levados pela vaidade, não precisamos buscar elogios e aplausos por termos feito o que na verdade devíamos fazer.  

O melhor acontecerá quando fizermos tudo com amor e carinho pelo prazer de fazer tudo bem feito, para nós mesmo e não para os outros.  

Aprendi com a vida e desejo que você, assim como eu, jamais coloque a sua felicidade em mãos alheias, mas faça o que tem que ser feito sem esperar reconhecimento de ninguém. Você é quem tem que reconhecer que agiu da maneira correta!

Seja humilde, e independente do que tenha que fazer, dê o seu melhor sempre! Aí está a excelência!

Dessa forma, você vai treinando a sua alma a não esperar nada, nunca. E vai treinando o seu emocional a não ser frágil e nem suscetível as pessoas e as circunstâncias ao seu redor. Assim você amadurece emocionalmente, porque não depende mais, não cobra mais, não exige mais. Somente se doa, se dedica, isso é ser maduro nos seus relacionamentos e na vida.Ser assim, agir assim, viver assim…


Deus que tudo vê te recompensará.

É Ele quem te honra.

últimas