Marcos Orati

Uma peçonha letal: o rancor

Uma peçonha letal: o rancor

Por Marcos Orati - Pastor

Por Marcos Orati - Pastor

Publicada há 7 anos

Definição: Aversão profunda ou ressentimento amargo, não raro sopitado ou reprimido, ocasionado por algum ato alheio que causa dano material ou moral. Recordação tenaz e hostil de tais atos ou de acontecimentos análogos.


1. A Palavra de Deus nos adverte contra os perigos do rancor.

Provérbios 18:19 [Quando nos permitimos guardar rancor das pessoas, criamos muros que são difíceis de derrubar e que nos isolam dos outros.] O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.

Hebreus 12:15 [Acautelem-se contra ele, porque até mesmo uma pequena raiz de rancor pode fazer muito mal a você e a outros.] Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Tiago 3:14: “Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis [não se gabe], nem mintais contra a verdade”


2. Não tenha nem guarde rancor, mas substitua-o por amor, bondade e perdão.

Mateus 6:14,15: “14 Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. 15 Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não perdoará as vossas”.

1 Pedro 4:8 [Mesmo se alguém o maltratou ou foi injusto com você, o amor de Deus ama o suficiente para perdoar.] Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.


3. Se der lugar ao rancor no seu coração, mais cedo ou mais tarde ele sairá pela sua boca sob a forma de resmungos e queixas.

Mateus 12:34b: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.


4. O Senhor, no Seu amor, pode livrá-lo do pecado do rancor.


5. Os rancores provêm de sentimentos de ira e uma atitude implacável com outros.


Seguem-se mais algumas soluções que a Palavra apresenta sobre como evitá-lo.

Provérbios 27:7 [Se estivermos verdadeiramente famintos para ouvir do Senhor, até experiências amargas podem ser encaradas como “bênçãos disfarçadas”.] A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.

- Marcos 11:25: “E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas”.

- Colossenses 3:13: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.”


Por fim: Após citar alguns tópicos, bem como algumas passagens bíblicas decida-se em perdoar. Por mais que doa, o perdão é uma decisão, e bem sabemos que não é nada fácil. É um processo onde ofensor e ofendido são tratados. Creio que o perdão é um lugar sagrado que Deus mesmo criou para haver cura e libertação entre nós mesmo e nossos relacionamentos.


A medicina confirma em muitos estudos que há diversas doenças apresentadas no corpo originadas pela falta de perdão, sentimento de rancor e raiva – a exemplo disso a própria Oncologia tem investigado isso a fundo como uma das causas, onde muitos médicos altamente especializados e gabaritados no assunto designam o câncer como a “doença da alma”. Obs. Não que isso seja a única razão, pois existem inúmeros fatores que podem desencadear o mesmo.


Convide o Espírito Santo para lhe ajudar nesse processo e liberte-se dessa prisão invisível, porém real onde o carcereiro é você mesmo (ou seja, as chaves estão em suas mãos).

Deus o abençoe grandemente!

últimas