Por Beto Iquega

ENTRELINHAS

ENTRELINHAS

Publicada há 7 anos

Por Beto Iquegami


MPE IMPUGNA ANA BIM, QUE IMPUGNA ANDRÉ...

No que depender das coligações políticas, os próximos dias do juiz eleitoral Arnaldo Valderrama serão pautados por árduas horas de trabalho. São tantas e com fundamentos os mais variados os pedidos de impugnações de candidaturas que, se fossem acolhidas na totalidade, sobrariam apenas as candidaturas de Ricardo Franco-PMDB e Guilherme Vilarinho-PSL. Mas isso é conjectura. Atualizando, a Coligação “Fernandópolis não pode parar”, capitaneada por Ana Bim-PSD, como já é de amplo conhecimento, sofre ação do Ministério Público embasada em condenação por órgão colegiado por gastos além do limite com publicidade e divulgação em site público. Na próxima semana já é esperada decisão de 1ª instância, ainda sujeita a recursos.


QUE IMPUGNA HENRI, E ANA BIM

Por outro lado, André Pessuto-DEM, da Coligação “Renovação, Experiência e Trabalho” teve contra si, representação impetrada pelo grupo de Ana. Ela se baseia em suposta rejeição da prestação de contas de Pessuto, em 2012, quando se reelegeu ao Legislativo. Mas não para ai! O jurídico deste também tenta impugnar o vice Henri Dias-PTB, alegando falta de desincompatibilização de cargo ocupado na diretoria da AVCC, entidade que recebe recursos públicos. E não satisfeitos, o agrupamento André Pessuto/Gustavo Pinato também denunciam Ana Bim, incrustados em eventual nova condenação proferida pelo TJ-SP.  Sinceramente... Já vimos esse filme em 2012. Na nossa região. E o final, infelizmente não é muito bom. Principalmente para o eleitor.


PERGUNTAR OFENDE?

- Não deveriam os registros e, por consequência, as impugnações, terem sido feitos com mais antecedência?

Certamente tal providência evitaria muitas dúvidas que surgem no eleitorado e inseguranças nos candidatos.


ELEIÇÕES 2016 (FERNANDÓPOLIS)

 COMEU BRONHA - O ex-presidente da ZPE e atual vice José Carlos Zambon, apesar de tentar, já não consegue mais disfarçar. Ao contrário do propagado, sua ineligibidade atual decorrente do cargo na ZPE não era esperada.

ERRO FATAL - Na real, tanto ele como companheiros políticos não se atentaram para a necessidade de desincompatibilização. Quando aventada, já era tarde. Ao menos fica o legado e pode entrar para a história municipal.

SETE POR UM - Com 96 candidatos à vereança, cada vaga na Câmara fernandopolense será disputada por 7,38 candidatos (de um total de 96). A briga promete ser intensa e, dos atuais, só o folclórico Valdir Pinheiro-PP está fora das urnas.

BRIGA TUCANA - E se tem uma coligação onde a disputa pelas vagas será intensa é no grupo PSDB/PRB que tem 19 candidatos a vereador. No máximo três, vai lá quatro, serão eleitos. Muitos figurões ficarão do lado de fora.

INTELIGENTES? - E se candidatos com mais de 800 votos podem sequer ficarem com a suplência nesta coligação, em outra - a PT/PSB - pode garantir vaga com menos de 500 votos. Palmas para Rogério Chamel e Dorival Pântano.

SÓ COMITÊS - Por enquanto nenhuma campanha ganhou as ruas. Apesar de limitadíssima sob o prisma temporal, candidatos preferem acolherem-se em comitês e visitas esparsas, em ações contrárias ao visualizado região afora.


FOTO DA SEMANA


 “O macaco saiu da jaula e foi campeão olímpico”. Rafaela Silva 




Caí de bunda em Pequim, caí de cara em Londres e de pé para o pódio no Rio”. Diego Hipólito 




“Fazer o quê? Vocês vão ter que me engolir”. Neymar Jr. 



“Vou para minha casa tomar Tubaina e acabou, graças a Deus”. Serginho



 “O resultado foi justo. Fiz minha prova, saí satisfeito” Arthur Zanetti



“Minha equipe todas está de parabéns. Sem eles a vitória não valeria a pena”. Isaquias Queiroz



“Eu escutei Deus”. Thiago Braz



“Nós somos gratos a todas as pessoas que nos ajudaram.” Alison 



ELEIÇÕES 2016 (REGIÃO)


 JÁ NA DELEGACIA - Nem bem começou e já tem polêmica. Por conta de um vídeo que corre no WhatsApp, Faíco-PMDB e Elena Rosa-PTN, apresentaram denúncia por calúnia na Polícia em Santa Fé. Repeteco de 2012.

AO INFINITO E ALÉM - Não pensem que abundância de pedidos de impugnações estão limitados a Fernandópolis. O ex-prefeito Onivaldo Batista-PSDB também já é alvo de ação similar no Cartório de Estrela. O motivo: condenações judiciais.

E TEM MUITO MAIS - José Torrente-PTB, em Meridiano, também tem que se defender de ação similar. Aqui há sérios riscos jurídicos. Em Populina, adversário confirmaram ação impugnativa contra a candidatura Regina Salmazo.

E TEM MUITO MAIS II - Informações chegam que em muitas outras candidaturas pairam situação similar. Pena que devido ao acúmulo de serviços, os Cartórios Eleitorais ainda não atualizaram os dados, impossibilitando informação precisa.

DETALHES TÃO PEQUENOS - E atentem-se. Em época de marcas olímpicas, Pedro Itiro-DEM, pode atingir uma marca recorde: ser eleito prefeito de Estrela D´Oeste pela quinta vez. Sinceramente, não se recorda feito similar na região.

MENOS UM QUE PODIA - Impressionante a derrocada tucana. Outro que podia tentar a reeleição e sequer participará da disputa é Armando Rossafa em Santa Fé. O grupo escolheu o presidente da Funec Ademir Maschio-DEM.


OPERAÇÃO QI: PEGANDO NA REGIÃO

Lembram-se da Operação que teve como fulcro ilicitudes em concursos públicos municipais, capitaneados, por aqui, pela empresa Persona Capacitação? Pois ela está pegando na região, sendo que a 1ª Vara local já decretou a indisponibilidade de bens e roga a nulidade de certame realizado na municipalidade de Pedranópolis. Ações similares correm na região.


E NA FUNDAÇÃO MAIS BLOQUEIOS

E por falar em indisponibilidade de bens, o ex-presidente da FEF Paulo Nascimento, que já tinha bloqueios no valor de R$ 2,2 milhões, agora, por decisão do juiz da 3ª Vara Renato Soares, tem restrição patrimonial no valor de R$ 17,9 milhões. O fundamento judicial da medida são fraudes perpetradas contra a instituição de ensino, detectadas pelo administrador provisório Titose Uehara.


MEU NOME É... VILARINHO

Começou ontem o horário gratuito em rádio e televisão. E por aqui uma curiosidade se explicitou. O candidato Guilherme Vilarinho-PSL tem apenas 32 segundos nas manifestações diárias e  80 inserções de ontem até o dia 29 de setembro. O maior tempo ficou reservado para a dupla Pessuto e Pinato, seguido de Ricardo e Nilsen e, após, Ana Bim e Henri Dias.


DEFESA HOJE. DECISÃO SEMANA QUE VEM

Marlon Santana



Diante de tamanha profusão de pedidos de impugnações, a que está em estado mais adiantado é o pedido do promotor Rafael Hussain contra Ana Bim, por problemas com publicidade e site - que gerou condenação por órgão colegiado -. A apresentação da defesa, a cargo de Santana, inicialmente prevista para terça-feira, acabou ficando para hoje e a expectativa é de decisão de 1ª instância (sujeita a recursos) na próxima semana. A recandidata segue confiante e não cogita a hipótese de decisão contrária.


MP LIBERA CONDENADOS PARA A DISPUTA EM RP

Cláudio Morais



Impugnações, ou melhor, a falta delas por parte do Ministério Público Eleitoral está gerando polêmica em Rio Preto. O promotor Morais não impugnou de ofício candidaturas de quatro vereadores, já condenados pelo TJ-SP, de Edinho Araújo - já condenado pelo STJ (com liminar) e de outros seis fichas-sujas. O MP alega que, apesar das condenações, não teria ocorrido enriquecimento ilícito, o que seria exigido pela lei Ficha Limpa. Se esse entendimento prevalecer será um “Deus nos acuda”.


FRASE DA SEMANA


Qual a moral desse Senado para julgar a presidenta da República?

Indagação da senadora petista Gleisi Hoffmann, durante sessão de julgamento de Dilma Rousseff. Pena que ela se esqueceu de que sobre ela pairam diversas investigações e que seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo-PT, estava preso até bem há pouco tempo.


últimas