SÓ SEMANA QUE

Bancos em Fernandópolis entram em greve somente na segunda-feira, 12

Bancos em Fernandópolis entram em greve somente na segunda-feira, 12

Publicada há 9 anos

Por Jorge Pontes


Nesta terça-feira, dia 6, a grande maioria das agências bancárias de todo Brasil inicia um movimento grevista que reivindica reajuste salarial de 5% mais a reposição da inflação (de 9,57%). Os bancos ofereceram reajuste de 6,5% para o salário e demais benefícios, além do pagamento de abono de R$ 3.000. Porém, em Fernandópolis e toda região administrativa do Sindicato dos Bancários de Votuporanga a greve terá início somente no dia 12, conforme ficou acordado em assembleia realizada em Votuporanga na última sexta-feira (2).

 De acordo com o diretor da sub-sede em Fernandópolis, Wilson Alves Caldas, a classe dos bancários da região abrangida pelo sindicato decidiu por começar o movimento a partir da próxima segunda-feira, guardada a devida realidade de um município do interior. “A partir desta terça-feira qualquer bancário poderá entrar em greve. Neste período seu contrato fica suspenso. Cada sindicato é independente, portanto não somos obrigados a seguir o restante do País. Decidimos por paralisar o atendimento na próxima segunda-feira, pois no interior, diferente dos grandes centros é mais tranquilo de aguentar. O funcionário não paga ônibus, nem refeição mas também não abre mão do salário. Na capital, por exemplo, o pessoal se revolta mais rápido”, explicou.

Questionado sobre a paralisação de alguma agência em Fernandópolis já nesta terça-feira, Wilson informou que 99% das agências só entrarão em greve no dia 12. Uma reunião em Fernandópolis está marcada para quinta-feira, dia 8, com os funcionários. Ele ressaltou que qualquer agência poderá entrar em greve na terça-feira, mas que tem conversado com os diretores de cada uma e nenhum até o momento sinalizou positivamente à greve já no dia de amanhã.

A confederação, que representa ao redor de 140 sindicatos do setor, não divulgou balanço completo de adesão à greve e outras assembleias ainda devem ocorrer nesta sexta (2). Os bancários rejeitaram a proposta da Fenaban (braço sindical da Febraban, que representa os bancos), apresentada no último dia 29. A campanha salarial dos bancários se inicia em setembro. Neste ano, no entanto, bancos e trabalhadores começaram a negociar ainda em agosto

últimas