DESTAQUE FERNAN

Atleta da Afercan é o primeiro da região a completar a maratona Mizuno

Atleta da Afercan é o primeiro da região a completar a maratona Mizuno

Douglas conseguiu completar difícil prova, na qual o ganho de elevação chega a 2400 metros

Douglas conseguiu completar difícil prova, na qual o ganho de elevação chega a 2400 metros

Publicada há 7 anos


Douglas é atleta da Afercan, equipe de atletismo, ciclismo e natação de Fernandópolis



Por Breno Guarnieri


A Serra do Rio do Rastro, localizada no sul de Santa Catarina, foi, recentemente, palco da 4ª edição da maratona Mizuno Uphill de 2016. O evento esportivo contou com a participação do atleta fernandopolense Douglas Lourenço, membro da equipe Afercan (Associação Fernandopolense de Atletismo, Ciclismo e Natação), que, na oportunidade, atingiu seu objetivo: completar a prova.


“O treinamento para a maratona foi totalmente diferente de tudo que já havia realizado, pois não dispomos de variação altimétrica na região de Fernandópolis, que se compare com o que encontrei na prova”, destacou Douglas.


Além de todas as dificuldades, um fator agravante foi lembrado pelo atleta: o clima. Com a temperatura, em torno dos 15 graus na largada, a prova terminou com forte chuva e rajadas de ventos, diminuindo a temperatura para 5 graus.


“Completei a prova dentro do planejado, apesar da organização ter errado uma parte do percurso, fazendo eu correr mais dois quilômetros. A minha preparação começou em janeiro, quando recebi a notícia de que participaria da prova, tendo em vista que o evento possui um número restrito de participantes”, acrescentou Douglas, que ainda salientou: “agradeço a todos da equipe por me ajudarem nos treinos e também ao treinador Jéferson Falchi, pois me tornei o primeiro corredor da região de Fernandópolis a concluir tradicional prova”.  


“PARADA DURA”


De acordo com a comissão organizadora, a maratona é considerada a mais difícil do Brasil, por conta de suas adversidades e ser uma prova em subida. Em 2016, o evento contou com a distância de 25 km e, em especial, da maratona (42 km). 


Inclusive foi realizado o desafio Samurai, no qual 25 atletas, que correram os 25 km pela manhã, correram os 42 km da maratona à tarde, totalizando 67 km.


A largada aconteceu na cidade de Treviso, com uma altitude de 147 metros acima do nível do mar. Durante o percurso as dificuldades vão aumentando. O trajeto passa pelo município de Lauro Muller, onde inicia-se a subida da serra, chegando em Bom Jardim da Serra com altitude de 1421 metros. Segundo apurou a Reportagem, durante toda a prova, o ganho de elevação chega a 2400 metros (contando todas as subidas do percurso).

últimas