Erica Cristina

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Por Erica Cristina Tazinaffo

Por Erica Cristina Tazinaffo

Publicada há 7 anos

A síndrome do túnel carpal é uma pressão no nervo médio - o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Ela pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos.

O nervo mediano fornece sensação e movimento ao lado da mão onde está o polegar (a palma, o polegar, o indicador, o dedo médio e para o lado do dedo anular mais próximo do polegar).


A região do punho por onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal. Esse túnel normalmente é estreito, de modo que qualquer edema pode pinçar o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza. Isso é chamado de síndrome do túnel carpal.


A síndrome do túnel carpal é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos e os punhos.


Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum de síndrome do túnel carpal. Outras causas incluem: costurar, dirigir, trabalhar em linha de montagem, pintar, escrever, usar ferramentas (especialmente ferramentas de mão ou ferramentas que vibram), praticar esportes como tênis e handebol, ou  tocar determinados instrumentos musicais.


Sintomas de Síndrome do túnel do carpo:

- Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes de uma ou de ambas as mãos

- Dormência ou formigamento da palma da mão

- Dor que se estende até o cotovelo

- Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados

- Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos

- Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração)-Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)

- Fraqueza em uma ou ambas as mãos.


É sempre bom lembrar que tendo esses sintomas o paciente deve procurar um médico para tratamento, que após exames e medicamentos será solicitado a ajuda de um fisioterapeuta.

últimas